Início » Apresentador de TV diz que delegada não sabe investigar e gera revolta de delegados

Apresentador de TV diz que delegada não sabe investigar e gera revolta de delegados

por Editoria Delegados
12mar14-delegada-marcela-3

 

A comemoração do Mês da Mulher começou assim: O apresentador de TV de Teresina(PI) Silas Freire não poupou críticas à Polícia Civil na edição desta quarta-feira (12/03) do programa Agora, ao comentar o caso do estupro de uma bebê de apenas dois meses. Isso depois de denúncias repassadas pelo Conselho Tutelar.

 

Silas Freire (ao lado)

As críticas, foram principalmente, contra a delegada titular da DPCA, Marcela Sampaio, que pegou de “inoperante” pra lá. Sobrou até para o delegado geral James Guerra, que deu entrevista ao vivo no programa, que segundo Silas, “pegou ar”.

 

 

Marcela Sampaio (ao lado) é uma excelente delegada de Polícia Civil do PI

E na tarde de hoje, o sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do, emitiu nota, através da sua diretoria, repudiando as declarações do apresentador, mencionando que atos de “manipulação ou distorção da realidade”, merece resposta. Veja a nota na íntegra.

 

 

“O SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO PIAUÍ – SINDEPOL/PI, vem, publicamente, manifestar o repúdio da categoria à veiculação reiterada de notícias inverídicas pelo jornalista SILAS FREIRE, apresentador do programa AGORA, da Rede MEIO NORTE, sobretudo referente à Delegada Marcela Sampaio Lira, Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina.

 

Os Delegados de Polícia Civil enaltecem a liberdade de imprensa, entretanto, qualquer tipo de abuso, manipulação ou distorção da realidade merecerá a devida resposta. Ademais nós delegados, ora primeiros garantidores dos direitos dos cidadãos, não coadunaremos nunca com ofensas levianas à honra, e nesse caso específico, uma Delegada de Polícia Civil honrada e de reputação ilibada.

 

Não são verídicas as afirmações ditas pelo apresentador de que a Delegada em pauta não é encontrada na Delegacia, ou que não teria capacidade investigativa. Mencionada autoridade policial honra com seus horários de trabalho e também com o compromisso de garantir o direito à segurança de toda a população, em especial as crianças e adolescentes, bem como apresenta um dos maiores índices de procedimentos instaurados e concluídos, o que pode ser prontamente comprovado, a partir de estatísticas oficiais.

 

Contudo, infelizmente, referida delegada, por razões de saúde, todas devidamente justificadas com por meio de Atestado Médico (os quais foram analisados pela perícia médica do IAPEP), ficou impossibilitada de comparecimento ao serviço, por algumas vezes. Inclusive, mesmo descumprindo orientações médicas, acabou dando assistência à delegacia, o que agravou ainda mais seu quadro clínico, cito, problemas na coluna vertebral.

 

Acrescente-se também que, todas as vezes que citada autoridade precisou se ausentar, a Delegacia Geral foi informada do atestado de saúde, sendo que, nessas feitas, até mesmo devido à ausência de efetivo, não providenciou um substituto que ficasse à disposição somente da DPCA.

 

Tal situação de substituição de delegados em razão de férias ou licença médica, apesar de costumeira, é preocupante, é já foi alertada por este Sindicato, pois, se um Delegado Titular basicamente não tem condições de arcar com sua própria demanda, inviável será cumular duas ou mais unidades, o que acarretará na má prestação do serviço público e sobrecarga de trabalho.

 

Portanto, a delegada não poderia investigar ocorrências policiais enquanto estava impossibilitada de trabalhar e enferma, e nem ela, nem nenhum outro delegado pode ser responsabilizado pela falta de efetivo, uma vez que esta é responsabilidade do Estado.

 

Ainda nesse diapasão, frisamos a necessidade de criação de outras DPCA, uma vez que são quatro Conselhos Tutelares atendendo na capital e zona rural, e somente uma delegacia especializada, acarretando assim uma exorbitância em uma única unidade policial, que conta com apenas uma delegada, poucos agentes e somente dois escrivães.

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil é convicto da seriedade do trabalho desenvolvido pela Delegada Marcela Sampaio Lira, que sem estrutura de trabalho, já que não possui corpo técnico na delegacia, e ainda atende uma demanda muito grande de casos, apresenta resolutividade em todos.”

 

Sindepol PI e 180 graus

 

A Equipe do Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social se solidariza com a delegada Marcela Sampaio e não admite a produção de predicados avulsos que gratuitamente ofendam a imagem de um agente público prestador de relevantes serviços aos cidadãos do Estado do Piauí, principalmente no mês de comemoração do dia Mundial da Mulher!

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar