Início » Justiça reconhece importância da prova oral no concurso para Delegado de Polícia Federal

Justiça reconhece importância da prova oral no concurso para Delegado de Polícia Federal

por Editoria Delegados

 

 

Em decisão do dia 28 de junho, o juiz federal Eduardo Melo defendeu a realização da prova oral no concurso para o cargo de Delegado de Polícia Federal. O juiz citou a Lei 12.830/2013, concordando que as atividades exercidas pelos Delegados de Polícia têm nítido caráter jurídico, “exigindo amplo conhecimento da legislação e da jurisprudência, para que possa produzir as provas necessárias à instrução do inquérito policial sob sua responsabilidade de forma escorreita, evitando, assim, que um longo e complexo trabalho de investigação venha a ser fulminado por qualquer vício decorrente da inobservância das normas legais ou do entendimento dos tribunais”, comentou.

 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), que sempre lutou para que o concurso da categoria seguisse os mesmos moldes das demais carreiras jurídicas, comemorou a decisão.

 

A ação, proposta pelo Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, alegava ilegalidade na prova oral para o acesso à carreira de Delegado de Polícia Federal. O juiz também embasou sua decisão com a Lei 4.878/65, que dispõe sobre o regime jurídico dos policiais civis da União, o critério para ingresso no serviço público é a aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos (art. 9°, inciso VIII), além do Decreto 2.320/87 (art. 8°, inciso V).

 

“Diante da ausência de previsão legal específica acerca de qual tipo de prova (objetiva, subjetiva e/ou oral) pode ou não ser exigida nos certames públicos para o provimento de cargos de Delegado de Polícia Federal, há que se concluir que a administração possui discricionariedade para estabelecer as normas a serem seguidas, as matérias exigidas, o número de vagas a  prover, as datas, o modo da seleção, desde que atendidos os princípios da igualdade, imparcialidade e da impessoalidade, estabelecendo no Edital o maior número de regras a respeito desses e de outros aspectos de seu poder discricionário, autolimitando-se e/ou vinculando-se a critérios objetivos”, comentou.

 

Ele defendeu ainda que outras carreiras exclusivas de Estado, como o mesmo grau de complexidade das atribuições de Autoridade Policial Federal e com remuneração semelhante, preveem, em seus editais de seleção, prova oral, como, por exemplo, os cargos de defensor público federal, advogado da união e procurador federal.

 

O juiz concluiu sua decisão dizendo que “a complexidade da atividade desenvolvida pelos Delegados de Polícia Federal é perfeitamente compatível com a exigência de prova oral nos certames para o provimento dos respectivos cargos, sendo manifestamente infundada a pretensão do sindicato autor”.

 

ADPF

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar