PCC elaborou plano com clonagem de carro da PF para tentar matar delegado

Elvis Secco, delegado da Polícia Federal, ex-coordenador-geral de repressão às drogas, armas e facções criminosas da PF Além do senador Sergio Moro e do promotor Lincoln Gakiya, em outra investigação sobre ataques contra autoridades, o PCC (Primeiro Comando da Capital) esquematizou um plano para matar o delegado da Polícia Federal Elvis Secco, ex-coordenador-geral de […]

Por Editoria Delegados

 

Elvis Secco, delegado da Polícia Federal, ex-coordenador-geral de repressão às drogas, armas e facções criminosas da PF

Além do senador Sergio Moro e do promotor Lincoln Gakiya, em outra investigação sobre ataques contra autoridades, o PCC (Primeiro Comando da Capital) esquematizou um plano para matar o delegado da Polícia Federal Elvis Secco, ex-coordenador-geral de repressão às drogas, armas e facções criminosas da PF.

Documentos obtidos com exclusividade pelo UOL apontam que a ordem teria partido de uma liderança do PCC e envolvia o uso de duas caminhonetes clonadas da Polícia Federal.

 

Entenda a investigação

Elvis Secco é uma das autoridades que estão no topo da lista de ameaças de morte do PCC, conforme informaram à reportagem duas fontes com acesso às investigações sobre a facção.
Segundo o documento, ao qual o UOL obteve acesso, o plano para matá-lo teria sido encomendado por Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, “braço direito” de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado por autoridades como líder máximo da facção.

Foi Elvis Secco quem coordenou a prisão de Fuminho em 2020, em Moçambique, na África.

Em junho de 2022, um relatório de inteligência mostrou que Colorido, apontado como primeiro líder do PCC na rua até a data da sua prisão, recebeu informações, no presídio federal, que ordenavam diretamente a execução de Secco, por conta de uma prisão feita por ele em abril de 2020.

Em entrevista ao UOL, em 2020, Elvis Secco afirmou que estava em curso uma “Lava Jato do PCC”. Segundo ele, a sofisticação da lavagem de dinheiro e o padrão de vida de seus líderes são comparáveis aos envolvidos nos esquemas de corrupção de empreiteiras.

Fuminho e Marcola estão presos na penitenciária federal de Brasília. Marcola foi transferido recentemente pelo governo federal.

Ontem, Polícia Federal prendeu integrantes do PCC durante a primeira operação de uma investigação que mirou ataques da facção contra o senador Sergio Moro (União Brasil) e o promotor do Ministério Público de São Paulo Lincoln Gakiya.

Como autoridades descobriram o plano

A reportagem teve acesso a um segundo relatório de inteligência, de 2021, onde constam os nomes de policiais federais e autoridades do Ministério Público de SP e da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo que seriam alvos da facção.

Os nomes foram encontrados em duas anotações na penitenciária de Presidente Venceslau 2, onde se encontra o segundo escalão do PCC, na cela de Carlos Alberto Damasio, conhecido como “Fumaça”, e Ricardo Bernel Antoniazzi, conhecido como “Ricardinho”.

Os manuscritos mostravam planos de mapeamentos, localizações e seus gastos para matar 14 pessoas, sendo 11 delegados da PF.

Elvis Secco foi procurado pela reportagem, mas não quis comentar a história.

Quem é Fuminho?

“Braço direito” de Marcola, Fuminho estava foragido da Justiça brasileira havia 21 anos, até ser preso novamente em 2020, em Moçambique, na África.

No país, ele já administrava parte do tráfico local de drogas e de armas, em associação com organizações criminosas locais, e planejava controlar o crime no sul da África, nos mesmos moldes que controlou na América do Sul nos últimos dez anos, segundo investigações.

Fuminho fugiu junto com Marcola da prisão, em janeiro de 1999. O líder máximo da facção foi recapturado meses depois. Desde então, Fuminho se tornou o principal sócio de Marcola, alçado ao posto de um dos principais traficantes da América do Sul.

Apesar de ser tido como um dos líderes do PCC, investigadores e pesquisadores afirmam que ele não integra a facção. Ele era um dos principais sócios do PCC e prestava serviços como importação de drogas e armas de países vizinhos para o Brasil, além de atender pedidos diretamente de Marcola.

Segundo investigações, ele era o encarregado de encabeçar um plano para resgatar Marcola e também foi a cabeça pensante do assassinato de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, até então “número 2” do PCC, a mando de Marcola. Gegê do Mangue foi morto por não ter se empenhado em resgatar Marcola e porque estaria desviando dinheiro da facção.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Maior São João do Mundo de 2026 também é o mais seguro! Paraíba se destaca na segurança pública!

(PB) Paraíba consolida o maior e mais seguro São João do Brasil com investimento superior a R$ 81 milhões e atuação integrada das forças de segurança

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia
Veja mais

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

16JUN26 - (1)
Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.