Policial civil entra na USP carregando fuzil e revolta estudantes: ‘perseguição violenta’

Homem não vestia farda, mas segurava a arma nas mãos; ele estaria apurando um caso de racismo ocorrido no local Um policial civil foi flagrado ao andar armado com um fuzil pelas dependências do campus Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, zona sul da capital paulista, por volta das 13h desta […]

Por Editoria Delegados

Homem não vestia farda, mas segurava a arma nas mãos; ele estaria apurando um caso de racismo ocorrido no local


Um policial civil foi flagrado ao andar armado com um fuzil pelas dependências do campus Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, zona sul da capital paulista, por volta das 13h desta quarta-feira (22). O agente estaria no local para apurar um caso de racismo ocorrido em um dos prédios.

O flagrante do policial aconteceu no Conjunto Residencial da USP, no alojamento estudantil da universidade. A denúncia foi realizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, em suas páginas oficiais no Facebook e Instagram.

De acordo com a nota, o agente que portava o fuzil, acompanhado de uma investigadora e um guarda universitário, alegou a necessidade da entrega de uma intimação a uma estudante da unidade.

 

O policial não estava fardado. Ele vestia calça jeans e camiseta do Justiceiro, personagem dos quadrinhos da Marvel, e carregava apenas o distintivo como meio de identificação. Questionado, disse que estava levando a arma porque não queria deixá-la dentro do carro.

Pichação racista

Segundo o centro acadêmico (CA), um inquérito policial foi aberto para apurar um caso de pichação racista ocorrido no bloco G da universidade, no final de 2022. Uma estudante é acusada de participação no ato em que teria sido escrita em um dos muros a frase “volta pra África”, contra um aluno imigrante.

No entanto, segundo o CA, até o momento não foram disponibilizadas as gravações da área que “fundamentem ou comprovem as denúncias contra a estudante”. De acordo com a nota, isso torna este acontecimento “um exemplo claro de intimidação e perseguição violenta desproporcional”.

“A perseguição da reitoria se torna cada vez mais escrachada e absurda. Não podemos aceitar que esta situação siga acontecendo e que cada dia mais a política reacionária da reitoria, da polícia e demais instâncias sigam avançando. Não podemos permitir que mais estudantes sejam prejudicades, ameaçades e perseguides. Não ficaremos quietos com o avanço da liberdade da polícia no campus, com o atraso dos auxílios, com a perseguição aes estudantes e com a conivência daqueles que deveriam nos representar”, escreveu o CA.

Ainda segundo o CeUPES, a jovem em questão é uma mulher negra em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta (22), ela estava em uma reunião com uma assistente social referente ao não pagamento dos auxílios pela USP.

Os estudantes da universidade ainda relataram problemas relacionados à Prip (Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento) em relação à liberação do auxílio estudantil de permanência.

“Exigimos a retirada imediata da polícia da USP, o pagamento imediato dos auxílios e o fim da perseguição política aes estudantes”, completou a organização.

Um ato está programado para ocorrer às 14h desta quinta-feira (23), em frente à reitoria, dentro do campus Cidade Universitária.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.