Delegado encaminha a Joaquim Barbosa denúncia contra Juiz suspeito de racismo

O delegado da Polícia Civil, Daniel Rozão Vendramel, enviou um ofício ao Conselho Nacional de Justiça denunciando o juiz Alexandre Delicato Pampado, do município de Campo Novo dos Parecis, por injúria racial. De acordo com o delegado, o magistrado teria ofendido um funcionário do condomínio Bonavita, ao ao chamá-lo de “zelador de merda” e […]

Por Editoria Delegados

 

O delegado da Polícia Civil, Daniel Rozão Vendramel, enviou um ofício ao Conselho Nacional de Justiça denunciando o juiz Alexandre Delicato Pampado, do município de Campo Novo dos Parecis, por injúria racial. De acordo com o delegado, o magistrado teria ofendido um funcionário do condomínio Bonavita, ao ao chamá-lo de “zelador de merda” e perguntar: “como uma pessoa da sua cor consegue resolver as coisas?”, destaca o documento.

 

A situação teria ocorrido no último sábado (31), após o magistrado ser impedido pelo zelador, Haino Fábio Siqueira Pinheiro, de entrar no condomínio, ainda em construção.

 

Conforme informações apuradas pelo RepórterMT, o Tribunal de justiça de Mato Grosso teria se recusado a receber a denúncia, portanto o delegado resolveu recorrer ao CNJ, com o objetivo de não deixar a questão de injúria racial, considerada crime, passar sem qualquer penalidade ao juiz.

 

De acordo com a denúncia, ao ser impedido de entrar na construção, o magistrado tentou impedir a entrada dos moradores, estacionando seu carro em frente ao portão de entrada e irritado teria ofendido o zelador.

 

De acordo com a ata do condomínio, o juiz foi imobilizado de forma técnica, com o golpe conhecido como “gravata”. Após o golpe de imobilização, o magistrado teria ficado mais irritado.

 

Já conforme uma denúncia encaminhada ao RepórterMT, após o golpe de imobilização o magistrado teria tentado ‘comprar’ testemunhas a seu favor. O juiz teria dito aos operários que é muito rico e que o limite da sua conta bancária é de R$ 100 mil.

 

O condomínio vertical Bonavita, localizado no Bosque da Saúde, conta com torres já construídas e outras ainda em construção.

 

DELEGADOS TENTARAM ACALMAR

 

Conforme um comunicado de um delegado, que não quis se identificar, Daniel e Gustavo tentaram acalmar o magistrado durante o ataque de fúria na frente do condomínio.

 

No relato, Daniel chegou de oferecer estadia ao magistrado em seu apartamento, enquanto o engenheiro responsável não chegasse. Já que a visita da torre em construção só seria permitida com a companhia do profissional responsável pela obra.

 

Alexandre não teria aceitado o convite e teria começado a ofender todos em sua volta, porém foi contido pelo delegado.

 

OUTRO LADO

 

Em uma nota enviada ao RepórterMT, a assessoria de imprensa da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), afirmou que o magistrado foi vítima de uma agressão física covarde. Alexandre negou qualquer distrato a funcionários do Bonavita, porém reconheceu estar ‘tenso’.

 

Segundo ele, os delegados Daniel e Gustavo chegaram ao local de forma agressiva, mesmo se apresentando como o juiz, os dois o agrediram.

 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

 

Esclarecimento

Juiz afirma que foi vítima de agressão covarde. Com respeito à notícia divulgada neste veículo, a respeito da agressão física sofrida pelo juiz Alexandre Pampado, da Comarca de Campo Novo do Parecis, no último sábado (31), em condomínio de Cuiabá, o magistrado presta os seguintes esclarecimentos:

1-) O incidente ocorreu devido a não autorização para o acesso do juiz, que é condômino do Edifício, ao apartamento de sua propriedade.

2-) Não houve por parte do magistrado nenhum distrato dirigido a qualquer funcionário do Condomínio, apesar da reconhecida tensão em que se encontrava.

3-) Na discussão ocorrida, na entrada do condomínio, os delegados chegaram ao local de forma agressiva. O juiz se apresentou como magistrado, o que não evitou as agressões físicas contra ele. O juiz Alexandre Pampado lamenta profundamente a ocorrência, considerada por ele descabida entre quaisquer cidadãos, ainda mais entre autoridades públicas. Entretanto, ressalta que foi vítima de uma agressão covarde, o que será comprovado em processos competentes.

ALEXANDRE PAMPADO Juiz de Direito

 

Confira o documento encaminhado pelo delegado da Polícia Civil, Daniel Rozão Vendramel, ao CNJ:

 

 

 

 

Repórter MT

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

99 prisões e R$ 547 mil apreendidos: Operação Cerco Fechado investigou homicidas, estupradores e outros criminosos

(PI) Segundo o delegado-geral da PCPI, Luccy Keiko, a operação busca cumpriu 124 mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Piauí.

Pão de forma, enxaguante bucal, bombom de licor: novas regras, ‘álcool residual’ e a Lei Seca

Contran muda regras da Lei Seca e permite reteste do bafômetro e drogômetro

Delegado Tales Gomes é atacado por pitbull e esposa é assaltada em Teresina; dois bandidos são presos

(PI) Investigações resultaram na prisão de criminosos. Pitbull estava escondido atrás de uma porta do alvo do mandado

Marco da Inteligência expõe racha entre PF e Abin

Projeto pode violar direitos fundamentais e ter conflitos de competências entre os órgão

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

13AGO26 -
(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(Sentenciado) Jornalista Silas Freire
(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

10AGO26 -(3)
Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni

Comercialização, aquisição e posse de aerossóis para legítima defesa de mulheres contra agressões físicas e/ou sexuais – Lei 15.474

09AGO26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Jonas Tomazi é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Promotora encontra delegacia com estrutura precária, equipe reduzida e investigações prejudicas em Maceió

07AGO26 -
(AL) “São condições que prejudicam os resultados que a sociedade espera da Polícia Judiciária, que é a investigação e solução de crimes”, destacou a promotora

Como uma peça de 500 kg fez o crime mirar os carros elétricos no Brasil

07AGO26 -
Baterias de alto valor impulsionam aumento de roubos e furtos de veículos eletrificados no Brasil
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.