Delegada registra tentativa de agressão por PM durante discussão em DP de SP

SP: PMs da Rota estavam em “aparentemente abordagem” dentro da delegacia, segundo BO Policiais militares da Rota, a tropa de elite da polícia paulista, vão ter a conduta apurada pela corregedoria da corporação depois de uma delegada ter registrado, em BO (boletim de ocorrência), que quase foi agredida por um deles dentro de uma delegacia […]

Por Editoria Delegados

SP: PMs da Rota estavam em “aparentemente abordagem” dentro da delegacia, segundo BO

Policiais militares da Rota, a tropa de elite da polícia paulista, vão ter a conduta apurada pela corregedoria da corporação depois de uma delegada ter registrado, em BO (boletim de ocorrência), que quase foi agredida por um deles dentro de uma delegacia de São Paulo, durante uma discussão.

Por volta das 16h desta terça-feira (17), policiais da Rota levaram até o 6º Distrito Policial, no Cambuci, região central, três adolescentes mulheres e um homem, maior, suspeitos de traficarem drogas. No entanto, os PMs estacionaram a viatura dentro da delegacia e demoraram para apresentar a ocorrência e os suspeitos.

Uma investigadora avisou à delegada Sabrina Rodrigues de Almeida, que estava de plantão no 6º DP, que os PMs não haviam pedido autorização para parar no estacionamento, que estavam em aparentemente abordagem, e que não haviam apresentado a ocorrência, como de costume.

De acordo com o BO registrado, a delegada se dirigiu até a viatura e perguntou os motivos pelos quais os policiais estavam ali e quem havia autorização a permanência deles no local. Ainda segundo relato da delegada, ela pediu que os militares saíssem do estacionamento e apresentassem a ocorrência no DP.

Segundo o registro, um militar da Rota identificado como Gledson “passou a gritar agressivamente” com a delegada. Ele teria dito: “Quem é você? Quem disse que eu preciso de autorização para ingressar em prédio público?”

A delegada afirmou ter pedido respeito, que o PM abaixasse o tom de voz e comunicou que a área em que se encontravam não era de acesso ao público, que só podiam ingressar com autorização, o que não foi feito.

Um outro PM da Rota, identificado como Ederson, teria passado a apontar o dedo contra o rosto da delegada e, segundo o relato, “aos berros, passou a dizer que esta [delegada] era ‘grossa, mal educada e você não manda em mim'”.

Na sequência, o PM Gledson teria “investido” contra a delegada, que, ainda de acordo com o BO, só não foi agredida porque uma investigadora interveio. O GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil chegou a ir ao local para tentar amenizar a situação.

O 1º tenente da Rota Alisson Guimarães Pereira de Souza tentou acalmar os ânimos de todos. No entanto, enquanto um outro investigador teria tentado ajudar a solucionar o impasse, também teria sido “brutalmente ofendido” pelo PM Ederson, o mesmo que apontou o dedo para a delegada.

“Infelizmente, diante das circunstâncias, a autoridade policial signatária se viu obrigada a acionar a Corregedora da PM para relatar o ocorrido, vez que diversas circunstâncias foram ocasionadas por parte dos milicianos”.

O corregedor da PM, o coronel Marcelino Fernandes, afirmou ao UOL que o caso está sendo apurado e tenta localizar imagens. Ainda na noite de ontem, a Tropa de Choque já estava apurando as circunstâncias do caso, segundo o corregedor. Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) confirmou a apuração interna.

A reportagem tentou contato telefônico com os PMs envolvidos, diretamente através do batalhão. Por telefone, o batalhão informou que as informações seriam cedidas apenas através da assessoria de imprensa da SSP.

Um membro da alta cúpula da Polícia Civil classificou o caso como “coisas de polícia”. Outro membro do alto escalão afirmou que isso tem acontecido algumas ocorrências em que homens da Rota e delegados batem boca durante apresentação de ocorrência nas delegacias.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de SP, Raquel Kobashi Gallinati, afirmou lamentar o ocorrido. “Os PMs, com tais condutas, estão subvertendo a ordem jurídica e agindo fora dos limites da lei. Mais que um atentado contra o Estado de Direito, agiram de forma violenta contra uma mulher. Se agem assim contra uma Delegada de Polícia, imaginem com o cidadão. Tal postura nos entristece e acreditamos que essa não seja a postura da Corporação”, disse.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

 

 

 

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.