Início » Secretário de Segurança de PE endossa pedido para recriar Ministério da Segurança Pública

Secretário de Segurança de PE endossa pedido para recriar Ministério da Segurança Pública

por Editoria Delegados

Colégio Nacional de Secretário de Segurança Pública reuniu-se nesta quarta-feira (22) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e entregou ofício

 

Secretários estaduais da área de Segurança Pública de todo o País, incluindo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua (imagem), pediram ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que o Ministério da Segurança Pública seja recriado. Atualmente, a área está na alçada do Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro.

Antes da reunião com o presidente, houve um encontro do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) na residência oficial de Águas Claras, sede do governo do Distrito Federal, onde o principal ponto discutido foi justamente a recriação do ministério.

No ofício entregue nas mãos de Bolsonaro, os secretários defendem a criação de uma pasta voltada exclusivamente para a Segurança Pública como uma sinalização de que será dada a essa área “a importância que merece”.

“Experiências recentes mostraram que quando a segurança pública recebeu a atenção devida nas mais elevadas instâncias políticas, resultados estruturantes foram alcançados, a exemplo da criação de uma política e um plano nacional de segurança pública, ou mesmo com a criação de Sistema Único de Segurança Pública, com suas formas de financiamento”.

Por fim, o CONSESP coloca-se à disposição para discutir com o governo federal ” ormas de financiamento e implementação” de políticas pública voltadas para a segurança.

 

Veja a íntegra do ofício

“O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) registra nesta oportunidade a satisfação de poder levar à elevada consideração dessa Presidência da República o tema da Segurança Pública do nosso País. Os integrantes desse CONSESP têm atuado diariamente e diretamente no enfrentamento dos problemas da segurança pública, colocando em práticas as políticas e ações necessárias à promoção da paz social. Ver este tema assumir na agenda política o espaço que merece é notícia que muito nos anima para prosseguir nessa desafiadora missão. E ter a oportunidade de participar ativamente e intensamente da discussão dos rumos da segurança pública é uma legítima pretensão dos Secretários de Segurança, que todos os dias precisam tomar decisões nessa área.

Nesse contexto, este Colégio manifesta o entendimento de que a criação de uma pasta dedicada exclusivamente à Segurança Pública revela-se medida de grande acerto, pois dará ao tema a importância que merece, colocando-o ao lado de outros temas igualmente importante, como a saúde e a educação.

 

Experiências recentes mostraram que quando a segurança pública recebeu a atenção devida nas mais elevadas instâncias políticas, resultados estruturantes foram alcançados, a exemplo da criação de uma política e um plano nacional de segurança pública, ou mesmo com a criação de Sistema Único de Segurança Pública, com suas formas de financiamento.

Grandes avanços já foram conquistados, mas muito ainda precisa ser feito, para que a população receba aquilo que espera e confia nos seus governantes.

 

Este Colégio de Secretários coloca-se ao lado de Vossa Excelência para enfrentar desafios, notadamente na construção das políticas públicas e discussão de suas formas de financiamento e implementação”.

JC On Line

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar