Início » Ministério Público solicita vagas para negros e deficientes no concurso de delegado de PE

Ministério Público solicita vagas para negros e deficientes no concurso de delegado de PE

por Editoria Delegados

PE: Após uma série de denúncias e apontamentos de possíveis irregularidades no edital do concurso público para delegado da Polícia Civil de Pernambuco (Concurso para Delegado PE),

 
Após uma série de denúncias e apontamentos de possíveis irregularidades no edital do concurso público para delegado da Polícia Civil de Pernambuco (Concurso para Delegado PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou, nesta segunda-feira (5), às Secretarias de Administração (SAD) e de Defesa Social (SDS) a promoção de ajustes no documento.

Entre as principais providências requisitadas pelo MPPE estão a retificação do item 11.17 do edital nº 01/2023, que estabelece condições clínicas, sinais ou sintomas que podem incapacitar o candidato no concurso, bem como para a posse no cargo. Além disso, o Ministério Público solicitou a inclusão de adaptações nos testes de aptidão física para que pessoas com deficiência (PCDs) possam participar dessa etapa em igualdade de condições.

Outra demanda importante é a reserva de vagas para pessoas negras, assim como a necessidade de ajustar o edital para adequá-lo aos ditames da Lei Orgânica da Polícia Civil. O MPPE também propõe a reabertura do período de inscrições para que as pessoas contempladas pelas alterações sugeridas possam se inscrever no concurso.

“Observamos que os itens do edital que podem gerar a exclusão de candidatos são muito extensos e atingem grande parcela da população, inclusive desestimulando as pessoas a ingressarem na carreira da Polícia Civil. Quando, na verdade, a avaliação sobre a aptidão dos candidatos deve ser feita ao longo do certame e, posteriormente, no período do estágio probatório desses servidores”, ressaltou Maxwell Vignoli, representante do MPPE.

Durante a audiência, o tenente-coronel Alexandre Gomes, representante da SDS, afirmou que os pontos do edital foram construídos pela Polícia Civil em conjunto com a Cebraspe, banca organizadora do certame, mas que estão abertos para discussões visando melhorias.

São ofertadas 45 vagas para o concurso Delegado PE. As oportunidades são de nível superior de escolaridade em Direito, 3 anos de experiência e cnh tipo B.

 

Estratégia Concursos

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar