Início » Meras fofocas não fazem prova de assédio sexual

Meras fofocas não fazem prova de assédio sexual

por Editoria Delegados

Nexo causal com eventual conduta do empregador

 

Uma recepcionista não conseguiu provar na Justiça do Trabalho o assédio sexual que alegou ter sofrido na empresa do ramo de caminhões onde trabalhava. Por isso, ela teve o pedido de indenização por dano moral negado, tanto pelo juiz de 1º Grau, quanto pela 6ª Turma do TRT de Minas, que julgou o recurso da trabalhadora.

 

Atuando como relator, o juiz convocado Maurílio Brasil considerou que o assédio sexual deve ficar muito bem provado, para que não pairem dúvidas sobre os fatos. Para ele, isso não ocorreu no caso, já que as testemunhas não confirmaram as “cantadas” e o assédio alegados na reclamação. O magistrado explicou que a caracterização do assédio sexual exige a prova da reiteração da conduta, acompanhada de ameaças ou promessas de ascensão profissional, o que não se verificou no caso.

 

Uma testemunha indicada pela reclamante disse ter ouvido comentários no sentido de que o diretor assediava a trabalhadora, mas sem presenciar o fato. Ela se referiu a “fofoquinhas” de que o chefe assediava outras funcionárias no passado. A testemunha apontou os motivos pelos quais acreditava que a dispensa da reclamante tinha relação com a recusa dela ao assédio do diretor. Sobre uma conversa que teria tido com um gerente sobre o assunto, contou que havia pessoas no mesmo ambiente, mas não soube dizer quem eram. Disse ainda que não trabalhava próximo à reclamante, somente passando perto da sua área de trabalho. Mas nada disso convenceu o julgador. Em contrapartida, a secretária do diretor, também ouvida como testemunha, afirmou nunca ter presenciado ou ouvido dizer sobre comportamentos inadequados entre ele e qualquer funcionário. Nesse contexto, a prova testemunhal foi considerada extremamente frágil.

 

“Se a Obreira sofreu alguma espécie de desconforto, é necessário que se estabeleça de modo insofismável o nexo causal com eventual conduta omissiva ou comissiva do empregador, sob pena, inclusive, de não ter nenhuma espécie de efeito pedagógico-repressivo o caráter que se empresta à condenação pecuniária resultante, senão apenas vai servir como enriquecimento sem causa da empregada”, constou do voto.

 

O relator fez questão de registrar que o juiz de 1º Grau fundamentou o porquê de não ter acreditado na versão apresentada pela testemunha indicada pela reclamante. Ao caso, aplicou o Princípio da Imediatidade, explicando que é justamente na ocasião da oitiva dos depoimentos e das testemunhas que se revela presente o controle imediato da audiência instrutória pelo juiz. Segundo o julgador, é nesta oportunidade em que o juiz sente as reações e as emoções das partes e das testemunhas diante dos questionamentos que lhes são feitos. E é isto o que serve de base para a formação do seu convencimento acerca da verdade dos fatos, expresso na sentença.

 

O juiz convocado também não deu valor ao laudo da terapeuta da reclamante, por se basear apenas no relato da própria trabalhadora. Ele esclareceu que era ela quem deveria provar a alegação apresentada, o que não fez. Nesse sentido, lembrou, inclusive, que houve divergência entre os depoimentos das testemunhas, ficando a prova dividida.

 

Por todas essas razões, o relator considerou que o alegado assédio sexual não ficou provado e nem o dano moral, negando provimento ao recurso da reclamante. A Turma de julgadores acompanhou o entendimento.

 

TRT3

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar