Início » Início do prazo da nota de culpa

Início do prazo da nota de culpa

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

JURÍDICO
Início do prazo da nota de culpa

JURÍDICO

Por Marcos Monteiro

{loadposition adsensenoticia} A expedição da nota de culpa é uma formalidade legal onde se demonstra ao preso a ciência dos motivos pelos quais ele foi autuado e ergastulado. Informa o rol testemunhal e quem o conduziu ao departamento.

É direito constitucional do conduzido ter ciência dos responsáveis por sua prisão e seu interrogatório, conforme expediente do art. 5º, LXIV, CF.

Em até 24 horas a autoridade atributiva deverá emitir a nota de culpa e receber a contrafé dela pelo autuado. Caso ele não assine poderá suprir tal renitência através de testemunhas que presenciaram tal ato, assinando instrumentalmente.

Art. 306.  A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou a pessoa por ele indicada.

(…)

§ 2o  No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e o das testemunhas.

(…)

O não cumprimento do prazo legalmente estabelecido para a emissão da nota de culpa poderá ensejar o relaxamento de prisão em flagrante, mas quando se inicia a contagem do prazo?

A partir da prisão, e não da finalização do auto de flagrante. Logo, se um indivíduo for detido e levar 23 horas para iniciar sua autuação, a primeira providência a ser tomada será a confecção da nota de culpa pela latência de prazo percebida, sob pena de irregularidade do ato.

Pensamento lapidado também pelo jurista Guilherme de Sousa Nucci, quando vaticina:

“Não se contam as 24 horas a partir do término da lavratura do auto, pois isso ampliaria muito o tempo para que o indiciado ficasse sabendo, formalmente, qual o teor da acusação que o mantém preso. O prazo se inicia quando a prisão concretiza-se, ainda fora da delegacia de polícia”. Nucci, Guilherme de Souza, Manual de Processo Penal e Execução Penal, 2ª edição, ver. atual. São Paulo. RT.

É cogente inolvidar que a nota de culpa não é requisito para prisão em flagrante. É o que expõe a doutrina em sua unanimidade, encontrando eco jurisprudencial, com o mesmo sentir, onde vislumbra que a ausência ou atraso da nota de culpa não vicia o auto de flagrante (RT 615/321), ela pode ser suprida por denúncia ministerial (RT 549/317), tampouco gera nulidade (RTJ 58/29 – STF).

Ainda assim, no momento em que o suspeito é detido, mesmo fora do departamento de autuação, será iniciado o tempo para cumprimento da expedição da nota de culpa, salvo por força maior ou caso fortuito.

Sobre o autor

Marcos Monteiro
Delegado de Polícia Civil, Pós-graduado em Direito Processual, Coordenador da Revista da Defesa Social e Portal Nacional dos Delegados, Especialista em Direito Eletrônico, Professor de Ensino Superior em Direito

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar