Início » Delegados recém-formados reforçam efetivo da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso

Delegados recém-formados reforçam efetivo da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso

por Editoria Delegados
09dez12-delegados-mt.2

 

Cinco meses de intensa formação, longe de casa, da família e a realização de um sonho, que para os novos delegados de polícia começa agora, com o pleno exercício da função. Os desafios ainda são muitos, tanto para os delegados que ingressaram na carreira, quando para a Polícia Judiciária Civil, que na manhã desta segunda-feira (10.12), realizou a formatura de 68 delegados de polícia, que a partir desta data assumem delegacias dos 12 polos regionais da Polícia Civil, no interior de Mato Grosso.

 

O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, atestou a necessidade de lotar delegados no interior de Mato Grosso, para prestar um melhor atendimento à população. “Essa visão do governador foi realmente positiva, fez um esforço para que saísse o mais rápido possível às nomeações. São 68 delegados que vão para o interior e isso vai fazer toda a diferença. A maioria vai para municípios onde não temos delegados e vamos ter um atendimento muito melhor a população, pois esses delegados estão muito bem preparados”, declarou o secretário.

Prestigiada, a cerimônia realizada no salão de eventos da Associação dos Delegados de Polícia,em Cuiabá, contou com a presença das principais autoridades de segurança pública do Estado, de secretários de Estado, do deputado federal, Eliene Lima e do subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ari Pereira de Oliveira, pai de um dos delegados formandos, delegados, escrivães, investigadores, familiares e amigos.

Com a lotação dos novos delegados, a Polícia Judiciária Civil passa a contar com 250 delegados em plena atividade policial. Para delegado geral, da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, a formatura dos delegados representa uma maior força de trabalho nas unidades policiais, que representatividade da instituição em todas as comarcas do Estado.  “Havia uma carência de servidores, em especial da carreira de delegado de polícia, o qual com a formatura deles estarão agora recebendo as portarias e já se deslocando para os municípios onde atuarão”, afirmou.

Conforme Garcia, a entrada dos novos policiais representa segurança e tranquilidade à população mato-grossense. “A presença deles vai trazer uma segurança maior a população local. As investigações com certeza absoluta serão aceleradas de forma eficaz para que possamos dar a tranquilidade e a paz que povo mato-grossense tanto almeja e merece”, pontuou.

O orador da turma, delegado Bruno Lima Barcelos, em discurso emocionado, destacou os desafios durante o curso de formação, a vitória alcançada, a missão e o compromisso com a Polícia Judiciária Civil. “Agora exercemos legitimamente a força que nos delega o Estado, não para ceifar vidas, mas para proteger a sociedade e seus cidadãos”, declarou.

Com um corpo docente de 37 professores, nas mais diversas áreas do conhecimento, o delegado Flávio Henrique Stringueta, chefe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), foi escolhido pela turma do 12º Curso de Formação Técnico-Profissional, o professor homenageado da turma. Ele recebeu uma placa de agradecimento das mãos do formando Luiz Henrique Damasceno.  

Stringueta ministrou aula de investigação criminal e frisou o preparo dos novos colegas que entraram para a Polícia Civil. “O contato com esses novos delegados foi bastante animador. Vi pessoas que estão realmente destinadas a praticar a investigação policial e o empenho deles no curso mostrou que estão preparados para assumir suas funções em todos os locais no nosso Estado”, declarou Flávio.

Aplaudido de pé pelos formandos, o diretor da Academia de Polícia, Milton Teixeira, disse que vê na turma de 68 delegados esperança e fortalecimento da Polícia Judiciária Civil.  “Foi uma experiência nova, eu que já ocupei vários cargos de diretoria e pela primeira vez estou à frente da Academia. Tenho orgulho de formar uma turma tão comprometida e dedicada com as causas da segurança pública”, destacou.

Dentre as dez delegadas mulheres, está Liliane Diogo, que saiu do município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, para integrar a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso. Ela deixou a aeronáutica em busca do sonho de ser delegada de polícia. “É um novo desafio, espero exercer um trabalho muito bom, que a gente atenda as expectativas da sociedade. É realização de um sonho. Então não tem como dar certo”, disse.

A delegada mato-grossense, Vanessa Aguiar da Cunha Garcez, disse que a expectativa é muito
grande em somar para a polícia e trabalhar mesmo na investigação criminal e ajudar a polícia como um todo. A delegada atuará a região de Diamantino.

Para o mineiro de Divinópolis, Cláudio Álvares Sant’ana, a expectativa da turma de 68 delegados é fazer o melhor serviço possível no interior do Estado de Mato Grosso, principalmente nas localidades mais longínquas. “A minha expectativa é vestir realmente a camisa da Polícia Civil e levar o nome da instituição no Estado”, afirmou,

Já a delegada Luciana Batista Canaverde espera atender os anseios da sociedade mato-grossense. “Objetivo da Polícia Civil no concurso, conseguir lotar as comarcas de delegados”, frisou.  

Participaram também da cerimônia: o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada, Carlos Alberto Maas; o comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias;  o comandante do Corpo de Bombeiros, Aderson Barbosa; o secretário de Esportes, José Guaresk; o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; o secretário adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara; a secretaria adjunta executiva do Núcleo Sistêmico de Segurança, Sirley Theis de Almeida; o superintendente da Politec, Rubens Okada; o presidente da Associação dos Delegados,José Lindomar Costa, diretores da Polícia Civil e outras autoridades.

 

PCMT – Luciene Oliveira

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar