Início » Governo lança iniciativa para bloquear, mais rápido, celular roubado

Governo lança iniciativa para bloquear, mais rápido, celular roubado

por Editoria Delegados

Secretário Ricardo Cappelli disse que iniciativa do governo será lançada pelo Ministério da Justiça na próxima semana


Número 2 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o secretário-executivo Ricardo Cappelli afirmou, neste sábado (16/12), que a pasta vai lançar na próxima terça-feira (19) uma iniciativa para bloquear celulares furtados ou roubados de forma mais rápida. O objetivo do governo é combater o aumento de furtos e roubos dos aparelhos, dificultando o aproveitamento dos celulares após o crime.

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações], para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu Cappelli na rede social X (antigo Twitter).

O aplicativo deve se chamar Celular Seguro, como já foi citado pelo próprio secretário. Na semana passada, ele se reuniu com representantes de operadoras de telefonia para falar sobre o assunto.

“Queremos que a pessoa vítima de furto ou roubo consiga bloquear rapidamente seu aparelho, sua linha e seus aplicativos bancários com apenas um clique, sem burocracia”, afirmou na ocasião, também pelo X. Cappelli pontuou que os bancos e a Anatel já haviam aderido à proposta.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também está atuando na proposta. A ideia é que o usuário cadastre antes o seu número de telefone no aparelho de outra pessoa de confiança, e quando for furtado ou roubado utilize esse aparelho para fazer o bloqueio célere da linha e das funções do celular.

O ministério já vinha realizando reuniões para discutir o tema. Ainda em agosto, integrantes da pasta estiveram com representantes da Anatel e da Febraban para dialogar sobre uma medida contra o aumento de roubos e furtos de celulares.

Metrópoles

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar