Início » Delegado tenta evitar fuga de suspeito, mas é preso por tenente da PM

Delegado tenta evitar fuga de suspeito, mas é preso por tenente da PM

por Editoria Delegados

 

Na madrugada do último dia 07, por volta das 02:00 horas, o Delegado de Polícia Dr. Rogério Campos Sousa estava em um estabelecimento no Araxá quando presenciou um grave acidente de trânsito que resultou na morte de um homem de 57 anos, trabalhador ambulante das proximidades. Na sua função de Delegado de Polícia, mesmo estando em horário de lazer, se dispôs a ir até o local do acidente e tomar os procedimentos iniciais.

 

Chegando ao local, deparou-se com as duas pessoas que estavam no veículo, as quais apresentavam sinais de embriaguez alcoólica e queriam se evadir do local. O Dr. Rogério se posicionou e impediu a fuga dos suspeitos, bem como identificou algumas testemunhas dos fatos. Logo depois, chegaram os policiais militares, e então, o Dr. Rogério começou a passar as informações sobre o ocorrido, inclusive indicando os suspeitos e as testemunhas. Então, os policiais militares entenderam que o Delegado de Polícia estava se intrometendo e atrapalhando o trabalho deles. Conclusão, um dos suspeitos do crime fugiu e o Dr. Rogério foi preso, algemado e transportado no xadrez da viatura policial, sendo apresentado como infrator no CIOSP do Congós, pelo fato de estar conturbando a cena do crime.

 

O suspeito de causar o homicídio foi conduzido à delegacia de polícia foi transportado sem algemas e sentado no banco de trás do veículo, demonstrando flagrante contrasenso na atuação dos policiais militares. Na delegacia de polícia, o Delegado Plantonista, Dr. Ícaro Freitas Malveiro, analisou os fatos imparcialmente, de acordo com as provas coligidas no procedimento, e concluiu que não havia nenhum indício de crime praticado pelo Dr. Rogério, razão pela qual autuou a Oficial da Polícia Militar, Tenente Rosilene, autora da voz de prisão do Delegado, pelo crime de abuso de autoridade, sem prejuízo de que possam surgir outros crimes, com o decorrer das investigações.

 

A Associação dos Delegados de Polícia do Amapá lamenta profundamente o ocorrido e apóia incontinente a ação depreendida pelo Dr. Rogério Campos Sousa, que mesmo não estando em horário de serviço, não se furtou ao mandamento legal e se dirigiu ao local do crime, tomando todos os procedimentos iniciais necessários. De forma alguma o Dr. Rogério conturbou a cena do crime, pelo contrário, ele apenas estava ajudando na elucidação do crime, indicando os suspeitos e testemunhas. Contudo, infelizmente, faltou respeito, profissionalismo, educação e razoabilidade por parte dos policiais militares, resultando nesta ação desastrosa, que acabou prendendo o inocente Delegado de Polícia e deixando fugir um dos suspeitos do homicídio. Não é a primeira vez que um Delegado de Polícia é preso, algemado e conduzido no porta-malas da viatura ilegalmente.

 

Ações como estas vem na contramão da vontade dos Delegados de Polícia em quebrar o distanciamento entre as polícias, e inclusive destoa da própria atuação do Governo do Estado do Amapá, que está se esforçando em implementar as Unidades de Polícia Pacificadora, incentivando a aproximação cada vez mais das Polícia Militar e Polícia Civil. A Associação dos Delegados de Polícia espera que fatos como esses não venham a arranhar a relação das instituições coirmãs da segurança pública, mas para que isso ocorra, ressalta que é imprescindível a punição de seus responsáveis no rigor da lei.

 

Fábio Araújo de Oliveira
Presidente da Adepol/AP

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar