Início » ‘Natal dos Encarcerados’ reúne presos, familiares e agentes há 9 anos

‘Natal dos Encarcerados’ reúne presos, familiares e agentes há 9 anos

por Editoria Delegados
22dez13-natal-encarcerados-3

 

 

Uma confraternização diferente é realizada há nove anos em Cícero Dantas, a 300 quilômetros de Salvador. Em comemoração ao Natal, um almoço é promovido na delegacia do município para os custodiados e seus familiares, com o apoio econômico de advogados e empenho de logística da equipe policiais da unidade.

O “Natal dos Encarcerados”, como ficou conhecido o evento, aconteceu este ano na quarta-feira, dia 18 de Dezembro de 2013.

 

 

 

Rose Ramos, Assistente Social e esposa do delegado da unidade, foi quem teve a idéia de oferecer um almoço para os policiais e presos, quando o titular ainda trabalhava na delegacia de Heliópolis, município vizinho a Cícero Dantas. “Naquela época, a delegacia de Heliópolis tinha cerca de seis presos e a confraternização era bem menor e mais fácil de ser realizada, mas agora esse momento comemorativo tornou-se importante para a relação entre os preso  s e os seus familiares”, avalia o delegado Ozório Miguel.

Ele conta que em Cícero Dantas a comemoração começou com um almoço em 2005, e com o passar dos anos, conseguiu do Ministério Público e dos Juízes da cidade a autorização para receber na delegacia os parentes dos presos, inclusive filhos menores de idade, que receberam brinquedos arrecadados numa Gincana de Prevenção às Drogas realizada pelo Conseg; e outros “colaboradores”, como autoridades religiosas, advogados penalistas, promotores da cidade, além dos próprios juízes, entre outros.

“Com o passar dos anos e o aumento dos presos, a confraternização passou a ficar mais cara, inviabilizando o financiamento do próprio bolso como sempre fiz. Passamos a pedir a colaboração dos advogados dos custodiados e até do juiz do município, que fazem pequenas doações em dinheiro para custear as despesas”, explica o delegado. Ozório Miguel conta ainda que até os parentes dos presos que moram em outras cidades e estados fazem questão de viajar para a confraternização cristã. Atualmente, a delegacia de Cícero Dantas abriga 39 detentos e o almoço atendeu a 150 pessoas.

O delegado conta que a expectativa dos presos em torno da comemoração acontece durante todo o ano. “Eles sempre perguntam se a festa está mantida no ano, e até pediram para que nós consigamos tintas para pintar e enfeitar a delegacia com murais para a recepção dos familiares”. Assim, foi feito pelo delegado que atendeu ao pedido dos detentos que pintaram a carceragem da unidade prisional com matéria arrecadado no comércio local.

 “A primeira mudança que nós percebemos é no comportamento dos custodiados. A partir do momento em que os presos sabem que são respeitados dentro da delegacia, e les passam a melhorar o seu comportamento e a se fiscalizam entre si, sempre procurando os policiais quando acontece algum problema fora de ordem”, pontua o delegado Ozório Miguel.

“Essa confraternização de Natal é um ato de cidadania, um ato de direitos humanos que muitos falam por aí mas não sabem tirar do discurso. Isto é humanizar a vida dos presos promovendo a interação com os agentes do Estado, é pro-atividade”, pontua o Delegado.

 

Da Redação

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar