Início » Delegado-geral Ulisses Gabriel faz balanço de sua gestão na Polícia Civil de Santa Catarina

Delegado-geral Ulisses Gabriel faz balanço de sua gestão na Polícia Civil de Santa Catarina

SC: “Aqui na Polícia Civil, nós aumentamos em 65% o número de mandados de prisão cumpridos e em 59% o número de busca e apreensão entre 2022 e 2023. Isso representa um conjunto de operações, totalizando 530 no ano passado, realizadas pela Polícia Civil de Santa Catarina”, relatou.

por Editoria Delegados

Há quase um ano e meio à frente da Polícia Civil de Santa Catarina, o delegado Ulisses Gabriel tem conduzido uma série de ações que têm refletido positivamente nos índices de segurança do estado. Em uma entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quinta-feira, 11, o delegado destacou o progresso alcançado durante sua gestão e os desafios enfrentados no combate à criminalidade.

“Aqui na Polícia Civil, nós aumentamos em 65% o número de mandados de prisão cumpridos e em 59% o número de busca e apreensão entre 2022 e 2023. Isso representa um conjunto de operações, totalizando 530 no ano passado, realizadas pela Polícia Civil de Santa Catarina”, relatou.

Os resultados positivos não foram apenas fruto do aumento das operações policiais, mas também de uma atuação conjunta das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros, em colaboração com o Ministério Público e o Poder Judiciário.

“Os índices de roubo, furto, homicídio, latrocínio e feminicídio tiveram uma grande queda de 2022 para 2023, demonstrando a eficácia das medidas adotadas”, destacou.

Questionado sobre a necessidade de uma postura rígida no combate à criminalidade, Gabriel destacou a importância da harmonia entre as polícias civil e militar, bem como o judiciário, para garantir que os criminosos sejam punidos.

“Santa Catarina tem um judiciário e um ministério público conservadores que são pesados contra a criminalidade. É claro que há desafios, especialmente nos tribunais superiores em Brasília, que muitas vezes concedem liberdade para criminosos. No entanto, estamos trabalhando para reverter essa situação e garantir que a justiça seja feita”, afirmou.

Outro ponto abordado na entrevista foi a necessidade de aumentar o efetivo policial. Gabriel destacou que mais de 200 policiais se aposentaram nos últimos anos, o que gerou um déficit significativo no quadro de pessoal da Polícia Civil.

“Estamos trabalhando para realizar concursos públicos para recompor nosso efetivo. O governador Jorginho Mello já autorizou o concurso para delegados e psicólogos policiais, e em breve teremos autorização para agentes e escrivães de polícia”.

Diante dos desafios enfrentados, Ulisses Gabriel reafirmou o compromisso de sua gestão em garantir a segurança e a tranquilidade da população catarinense, buscando constantemente aprimorar os serviços prestados pela Polícia Civil do estado.

Além disso, o delegado-geral destacou as recentes inaugurações e investimentos realizados pela polícia, como o Núcleo de Operações com Cães de São Miguel do Oeste e a revitalização da delegacia de Abelardo Luz, que visam fortalecer as ações de combate ao crime em Santa Catarina.

“A atuação da Polícia Civil não se limita apenas à investigação e repressão ao crime, mas também engloba iniciativas que visam prevenir e combater a criminalidade em todas as suas formas”, acrescentou o delegado.

Ainda durante a entrevista o delegado-geral mencionou a recente aquisição de um helicóptero apreendido de traficantes de drogas, que será utilizado pela estrutura das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Científica. “Estaremos utilizando esse helicóptero, que antes estava nas mãos do crime, para fortalecer nossas operações e garantir a segurança da população”.

Por fim, o delegado Ulisses Gabriel ressaltou a importância da participação da comunidade no processo de segurança pública, incentivando a colaboração e o diálogo entre a polícia e os cidadãos para construir um estado mais seguro e justo para todos.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar