Início » Delegada vira voluntária e distribui água a candidatos em Exame da OAB

Delegada vira voluntária e distribui água a candidatos em Exame da OAB

por Editoria Delegados

AP: Para delegada, ansiedade deve ser encarada com normalidade

Delegada há 8 anos no Amapá, Luiza Maia resolveu dar uma força neste domingo (15) para quem sonha em ingressar na área jurídica. Ela virou voluntária e distribuiu água e canetas em frente ao local de provas da primeira fase do XVI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macapá, em uma faculdade no bairro Jesus de Nazaré, no Centro da capital.

Para ela, que diz ter atuado também como advogada e defensora pública, a ansiedade antes da prova é normal e deve ser encarada como um marco para a carreira do candidato. De forma bem humorada, ela abordou e tranquilizou os postulantes à Ordem.

“É o momento que todo bacharel espera guardar para o resto da vida, e não existe segredo, só a calma e a paciência. Além disso, hoje começa a caminhada dos próximos juízes, doutores e advogados que vão atuar dentro e fora do Amapá”, disse Luiza.

Exame

A primeira fase do XVI Exame de Ordem Unificado (Exame da OAB) acontece neste domingo (15), a partir das 13h (horário de Brasília). A prova objetiva tem 80 questões de múltipla escolha e o candidato precisa acertar pelo menos a metade para passar para a segunda fase. A prova tem cinco horas de duração. O gabarito será divulgado na noite deste domingo no site da FGV.

A prova objetiva tem questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, estatuto da advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

A segunda fase será dia 17 de maio com uma prova prático-profissional composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema.

Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar