Início » Juiz que mandou tirar WhatsApp do ar se reúne com advogado do Facebook

Juiz que mandou tirar WhatsApp do ar se reúne com advogado do Facebook

por Editoria Delegados

PI: Polêmica sobre a justiça retirar ou não o WhatsApp do ar!

 

Depois de acalmada a confusão em torno da polêmica sobre a justiça retirar ou não o WhatsApp do ar, uma reunião na ocorrida nesta manhã entre juiz titular da Central de Inquéritos, Luiz de Moura Correia, o delegado Daniel Pires, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil e do advogado João Azeredo, que atende a empresa Facebook, detentora do aplicativo Whatsapp, serviu para tratar, de forma mais apaziguada, sobre o pedido da Justiça Estadual de suspensão das atividades do aplicativo no país por não atender aos pedidos da polícia em casos de investigação sigilosa.

 

O delegado Daniel Pires e o advogado Azeredo puderam discutir na ocasião os pontos de vista legal e logístico da decisão judicial. Para o juiz Moura o simples encontro e uma primeira conversa entre os lados já mostra “um aceno de boa vontade” em chegar a uma colaboração. As partes concordaram que precisa haver uma adequação à legislação brasileira que possibilite um canal de comunicação permanente, onde possa existir uma efetiva ajuda entre ambos.

 

Acatando pedido da Polícia Civil, o juiz Luiz Moura requisitou através de mandato judicial, no último dia 25 de fevereiro, às empresas prestadoras de serviço telefônico a suspensão temporária dos serviços do aplicativo Whatsapp, até que fosse garantido o cumprimento de ordem judicial anterior em processo de investigação da inteligência da Polícia Civil. A decisão foi considerada polêmica e repercutiu nacional e internacionalmente. A decisão foi derrubada 24 horas depois pelos desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e José de Ribamar Oliveira, atendendo recurso das operadoras telefônicas.

 

Após a notícia ser divulgada no site de Época, um alvoroço tomou conta das redes sociais. Muitos atacando a postura do juiz piauiense, outros, tirando sarro da decisão. A notícia foi destaque em sites especializados. Uma informação que circulou apenas de modo extraoficial dava conta de que o serviço chegou a ser interrompido a um pequeno grupo de usuários do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

180

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar