Início » Vídeo com ‘garota bêbada’ no Facebook é vírus? Whatsapp está banindo usuários?

Vídeo com ‘garota bêbada’ no Facebook é vírus? Whatsapp está banindo usuários?

por Editoria Delegados

“Mulheres nunca devem beber na casa de estranhos!” é um exemplo

Ronaldo Prass, Especialista em Tecnologia da Informação, responde dúvidas dos internautas. Veja:

 

>>> Marcação de amigos no Facebook em publicação de vídeo com ‘garota bêbada’ é vírus?

Tenho sido marcada por diversos amigos numa postagem em que uma menina aparece embriagada num vídeo, e com um alerta para que ‘mulheres nunca devem beber na casa de estranhos!’. Após tentar assistir o vídeo, a mesma postagem aparece na minha timeline. É algum tipo de vírus? Adriana

 

Olá, Adriana! Milhares de usuários estão reclamando sobre a postagem de alerta descrita como “Ele mostrou o que se faz com garotas bêbadas” ou “mulheres nunca devem beber na casa de estranhos!”. Esse tipo de postagem apresenta um link para um vídeo e marca 39 amigos.

Ao clicar no link ocorre um redirecionamento para uma página que exige a atualização do plug-in do Adobe Flash Player, e somente após a instalação do complemento o vídeo poderá ser exibido. Se isso acontecer, não instale nenhum complemento, pois se trata de mais uma fraude conhecida como “phishing” (roubo de informações eletrônicas).

Após instalado o complemento, sempre que você acessar a rede social, o programa malicioso irá realizar a publicação. Em algumas postagens, ocorre o redirecionamento para uma página do Youtube para que o vídeo seja exibido. Nesse caso, foi apenas um artificio usado para conseguir mais acessos ao vídeo.

Para evitar uma possível infecção, o ideal é não clicar em links para sites desconhecidos, e principalmente: jamais instalar complementos para a exibição de vídeos em sites. A coluna já mostrou como remover publicações automáticas que marcam 39 amigos no Facebook.

 

>>>O WhatsApp está banindo usuários que usarem o WhatsApp Plus?
É verdade que o WhatsApp irá banir quem estiver usando o WhatsApp Plus? Sabrina

 

Olá, Sabrina! É verdade, o WhatsApp está banindo os usuários que estiverem usando aplicativos alternativos. A punição dura 24 horas, ou durante o período em que o usuário não instalar a versão oficial do aplicativo.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar