Trocas no comando da Polícia Civil de São Paulo geram tensão no governo de Tarcísio

SP: O clima piorou após a delegada Elisabete Sato deixar a cúpula da corporação para ocupar um cargo de menor prestígio. Mudanças no comando da Polícia Civil feitas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, cuja trajetória é de oficial da reserva da Polícia Militar, têm provocado tensão entre delegados, que reclamam […]

Por Editoria Delegados

SP: O clima piorou após a delegada Elisabete Sato deixar a cúpula da corporação para ocupar um cargo de menor prestígio.

 

Mudanças no comando da Polícia Civil feitas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, cuja trajetória é de oficial da reserva da Polícia Militar, têm provocado tensão entre delegados, que reclamam de ingerência política na corporação. O clima piorou após a delegada Elisabete Sato deixar a cúpula da corporação para ocupar um cargo de menor prestígio.

Sato esteve à frente das investigações sobre a troca de tiros que ocorreu na favela de Paraisópolis nas imediações de um ato de campanha do então candidato Tarcísio de Freitas. Quatro dias após a posse do governador de São Paulo, ela foi dispensada por Derrite do comando do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), onde havia feito história ao se tornar a primeira e única mulher a chefiar o órgão.

Entre os nomes, há PMs da ativa e da reserva, além de integrantes das Forças Armadas e um bombeiro suspeito de financiar os ataques antidemocráticos

Na última terça-feira, saiu no Diário Oficial do Estado a designação de Sato para a função de delegada Divisionária da Assistência Policial da Academia da Polícia

Logo após o incidente na campanha, a delegada concedeu uma entrevista a veículos de imprensa afirmando que a hipótese principal era a de que a troca de tiros havia começado após os suspeitos terem se intimidado com a presença de policiais. Com isso, ficaria afastada a possibilidade de um atentado, cogitado à época por bolsonaristas. Como o inquérito é sigiloso, não é possível saber qual foi a sua conclusão.

Pessoas próximas a Sato alegam que houve “perseguição política” do governo Tarcísio. Procurada, Sato não quis dar entrevista. Embora Sato tenha dado diversas entrevistas como porta-voz da polícia no caso, a secretaria de Segurança Pública afirma que o inquérito do tiroteio em Paraisópolis foi presidido e relatado pelo delegado Rodrigo Borges Petrilli. Secretário-adjunto de segurança, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves afirmou que a troca de Sato pela delegada Ivalda Oliveira Aleixo foi por meritocracia. Ivalda tem histórico em plantões policiais da grande São Paulo e no Departamento de Inteligência da Polícia Civil. Nico também negou ingerência política:

— Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A delegada Ivalda foi recomendada até pelo Ministério Público e por méritos próprios — afirma Nico. — Tanto eu como Derrite não tivemos interferência nas escolhas. É fofoca. Sempre trocam quando muda o governo.

No início do mês, procuradores estaduais divulgaram um manifesto no qual alertaram a cúpula do Ministério Público (MP) sobre riscos de conflitos legais e judiciais entre as polícias Militar e Civil sob o comando de Derrite. Os procuradores demonstraram contrariedade com propostas para que os PMs pratiquem atos de polícia judiciária, que são privativos da Polícia Civil.

Sob condição de anonimato, deputados e delegados afirmaram ao GLOBO que houve indicações políticas na Polícia Civil por aliados de Derrite como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, e o deputado estadual Delegado Olim (PP) em áreas como o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e em delegacias nos municípios.

Um dos exemplos seria a nomeação, publicada no Diário Oficial no último dia 7, de Elaine Maria Biasoli para ocupar o cargo de delegada da Seccional de Polícia I da 2ª Delegacia Seccional de Polícia da capital. Biasoli doou R$ 25 mil para a campanha do Delegado Olim à reeleição, no ano passado. Outro caso citado é o da saída do delegado Ronaldo Tossunian da seccional de São Bernardo do Campo desde o último dia 7. Lá, a mudança no comando teria ocorrido a pedido do vereador do município Paulo Chuchu (PRTB), que se descreve como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e principal liderança bolsonarista do ABC.

Procurado, Olim disse que Biasoli é sua amiga de longa data, mas negou que tenha indicado a delegada ao cargo. O deputado disse que não vê conflito entre as Polícia Civil e Militar e afirma que Nico Gonçalves tem ajudado na relação.

— Sou delegado e sou amigo dela (Biasoli) e de muitos outros. Não tem nada demais a doação para a minha campanha. Ela deve ter sido indicada por sua competência.

A secretaria de Segurança Pública afirmou que as nomeações são baseadas em critérios técnicos. “As conclusões da reportagem são equivocadas e induzem os leitores ao erro sobre as nomeações na Polícia Civil e a competência dos policiais que assumiram os cargos”.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Francini Ibrahin é aprovada, pela 5ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 FRANCINI IBRAHIN
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

PF lança consulta externa para verificação de documentos emitidos aos CACs

21MAI26 -
Iniciativa da instituição amplia a segurança e a confiabilidade na conferência documental

Secretário de Segurança do Piauí visita Sindicato dos Delegados de Polícia

(PI) Presidente do SINDEPOL/PI, Higgo Martins e demais delegados recepcionaram o secretário de segurança Antônio Luiz

Novas leis endurecem combate à violência doméstica e ampliam proteção às mulheres

21MAI26 - (1)
Por Francini Imene Dias Ibrahin

Humberto Teófilo segue, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 HUMBERTO TEÓFILO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adepol/MA solicita adoção de critérios objetivos para garantir maior igualdade nas designações da Polícia Civil

18MAI26 -
(MA) De acordo com o presidente da Adepol/MA, Dr. Marcio Dominici, o objetivo é estimular a construção de mecanismos que fortaleçam a igualdade interna e reduzam percepções de favorecimento.

Renorcrim e Recupera reforçam integração no combate ao crime organizado

(BA) Encontro em Salvador reúne mais de 300 profissionais para debater investigação financeira e cooperação entre instituições
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.