STJ decidirá limites da prerrogativa de foro de prefeitos investigados criminalmente

    A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá decidir, na volta do recesso forense, quais os limites da prerrogativa de foro por função de prefeitos investigados criminalmente. A decisão será tomada em pedido de Habeas Corpus impetrado pelo advogado Nabor Bulhões em favor do prefeito da cidade de Tomé-Açu, no Pará, Carlos […]

Por Editoria Delegados

 

 

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deverá decidir, na volta do recesso forense, quais os limites da prerrogativa de foro por função de prefeitos investigados criminalmente. A decisão será tomada em pedido de Habeas Corpus impetrado pelo advogado Nabor Bulhões em favor do prefeito da cidade de Tomé-Açu, no Pará, Carlos Vinicios, e de seu pai, Carlos Vieira.

 

Os dois tiveram a prisão preventiva decretada em abril, acusados de serem os mandantes do assassinato do advogado Jorge de Araújo Pimentel e do empresário Luciano Capacio, mortos a tiros no dia 2 de março. O prefeito e seu pai são considerados foragidos pela polícia do Pará. Mas a classificação é contestada pelo advogado Nabor Bulhões, que considera a ordem de prisão ilegal.

 

O pedido de Habeas Corpus feito ao STJ não discute o mérito das acusações contra os dois acusados, mas o fato de que as investigações foram feitas sem o respeito ao devido processo legal e à prerrogativa de foro do prefeito. De acordo com Nabor Bulhões, a investigação feita diretamente pela Polícia Civil desrespeitou o inciso X do artigo 29 da Constituição Federal. O dispositivo determina que prefeitos devem ser julgados perante o Tribunal de Justiça do estado.

 

De acordo com o advogado, a Polícia Civil não tem competência legal para abrir inquérito contra prefeitos “Isso viola o princípio constitucional do foro por prerrogativa de função. Mesmo afirmando que as investigações tinham como alvo outras pessoas além do prefeito, a polícia do Pará, ao suspeitar da participação dele nos crimes, não fez a remessa da apuração — e imediatamente, como determina a Carta Magna do país — ao Tribunal de Justiça do estado, a quem compete presidir esse tipo de inquérito”, sustenta Nabor Bulhões.

 

Ainda segundo o advogado, a Constituição estabelece que o TJ só pode atuar nesses casos por provocação do Ministério Público. Mais especificamente, do Procurador-Geral de Justiça do estado, que precisa instaurar uma investigação específica contra o prefeito e só depois, se for o caso, processá-lo. Bulhões sustenta nada disso foi respeitado no processo envolvendo o prefeito de Tomé-Açu, o que, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal em casos similares, é o suficiente para tornar nulos o inquérito e a decretação das prisões.

 

No pedido de HC, a defesa dos acusados também afirma que não existe nos autos elementos que sugiram que o prefeito e o seu pai ameaçaram testemunhas, destruíram provas ou de alguma forma tenham tentado inviabilizar as investigações, preceitos básicos para a decretação da prisão preventiva. “Ao contrário, eles jamais foram chamados, convocados, notificados ou intimados para prestar uma singela declaração nas investigações”, garante Bulhões, que acredita que isso aconteceu porque as autoridades que os investigaram sabiam que não tinham a competência legal para fazê-lo.

 

Os dois acusados tiveram a prisão preventiva decretada pela desembargadora Vânia Lúcia Silveira, do TJ paraense, em 6 de abril. Desde então, são considerados foragidos. Para o advogado, o fato de terem entrado com pedido de Habeas Corpus joga por terra a marca de foragidos.

 

“Eles estão amparados por essa dimensão preventiva do HC e isso, à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, não representa fuga. Eles têm o direito legal de pleitear o Habeas Corpus para anular o decreto de prisão sem terem necessariamente que se submeter a essa violência. O sistema jurídico brasileiro não exige do acusado a submissão à prisão para, só então, permitir-lhe ingressar com instrumento de defesa da liberdade”, alega Bulhões.

 

O advogado também contesta a decretação da prisão preventiva do pai do prefeito, Carlos Vieira. Para ele, não sendo detentor de foro por prerrogativa de função, o pai não poderia estar sujeito a medidas impostas pelo Tribunal de Justiça do Pará. A relatora do pedido de Habeas Corpus é a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que aguarda parecer do Ministério Público Federal sobre o caso para colocá-lo em julgamento.

 

Conjur

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares
Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

26MAI26 - (1)
(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.