Programa da Segurança da Paraíba ganha Prêmio de Excelência em São Paulo

PB: A Paraíba continua sendo o Estado mais competitivo do Nordeste A Paraíba continua sendo o Estado mais competitivo do Nordeste e o 11º do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2019, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit […]

Por Editoria Delegados

PB: A Paraíba continua sendo o Estado mais competitivo do Nordeste

A Paraíba continua sendo o Estado mais competitivo do Nordeste e o 11º do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2019, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit e divulgado nesta sexta-feira (18), em solenidade na sede da B3 – Bolsa, Brasil, Balcão, em São Paulo.

A Paraíba ainda ficou entre os primeiros lugares no Prêmio de Excelência em Competitividade 2019, que analisa as boas práticas da gestão pública. O programa Paraíba Unida pela Paz foi um dos vencedores do concurso, dentre os mais de 180 projetos de todo o Brasil. No Ranking Geral de Competitividade, o pilar da Segurança avançou significativamente para o 4º lugar, após ser considerado um dos Estados mais violentos em 2015. Ficou abaixo somente dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Outros destaques ficaram com pilar da Solidez Fiscal, no qual a Paraíba saltou do 11º para o 7º lugar, e o pilar de Inovação (7° lugar).

Vice-governadora Lígia Feliciano e secretário de segurança Jean Nunes

A vice-governadora Lígia Feliciano representou o governador João Azevêdo na cerimônia e, ao receber o prêmio, atribuiu o resultado ao trabalho de uma gestão eficiente, equilibrada e comprometida com os avanços sociais e econômicos do Estado. “A gestão do governador João Azevêdo investe forte na infraestrutura, inovação, segurança pública, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública, A Paraíba continua seguindo trabalho, no caminho do desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Lígia Feliciano ainda ressaltou que a Paraíba está pronta para receber investimentos e fazer Parceria Público-Privada (PPP). Enfatizou os incentivos fiscais e uma posição estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda de empresas.

Paraíba Unida Pela Paz – O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, dedicou o prêmio do programa Paraíba Unida aos policiais que integram a pasta. “Este prêmio é o coroamento do trabalho de várias pessoas, dos policiais militares, civis e bombeiros”, afirmou.

Jean Nunes ainda ressaltou a determinação do governador João Azevêdo em investir forte na segurança pública, a exemplo da criação da construção de Centros de Comando e Controle, com estruturas funcionais e capazes de integrar todos os serviços de emergência e complementares, a exemplo do Samu e Guardas Municipais, videomonitoramento, equipamentos de proteção, armamento e capacitação.

O secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Maia, avaliou a premiação. “A Paraíba sai vencedora deste prêmio, somos a bola da vez. O Programa Paraíba Unida Pela Paz trouxe resultados surpreendentes. Agora segue o trabalho e o investimento na segurança pública”, disse.

O premiado Paraíba Unida pela Paz, criado em 2011, se traduz em uma meta anual de redução percentual em 10% de crimes violentos letais e intencionais – CVLI em relação ao ano anterior, estabelecida por meio da Portaria para que, continuamente, o Estado possa alcançar o nível recomendado pela Organização das Nações Unidas, de até 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes no período de um ano. E ainda, as metas definidas também em 10% em relação ao ano anterior para a redução dos Acidentes Letais de Trânsito – ALT, dos Crimes Violentos Patrimoniais – CVP e das Subtrações Ilegais de Veículos Automotivos – SIVA.

Levantamento da Secretaria de Segurança apontou uma diminuição de 21,4% no registro de assassinatos até o final do mês de agosto deste ano, em relação aos mesmos oito meses de 2018. Foram 622 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, contra 791 no período de janeiro a agosto do ano passado. A projeção é que a Paraíba deve sair de uma taxa de 41,5 homicídios por 100 mil habitantes para 23,5 no final de 2019.

A solenidade também contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do governador de Alagoas, Renan Filho, do vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

Ranking de Competitividade dos Estados – É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 70 indicadores distribuídos pelas áreas-chaves.

Portal Oficial da SESDPB

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.