Polícias Civis da PB e PE prendem estelionatário foragido 

Operação conjunta A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa – DDF – em ação conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco, através da 1ª DP de Rio Branco, Recife/PE, deu cumprimento ao mandado de PRISÃO PREVENTIVA em desfavor de ROBSON SANTOS DE LIMA, de 38 anos de […]

Por Editoria Delegados

Operação conjunta

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa – DDF – em ação conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco, através da 1ª DP de Rio Branco, Recife/PE, deu cumprimento ao mandado de PRISÃO PREVENTIVA em desfavor de ROBSON SANTOS DE LIMA, de 38 anos de idade, preso na cidade de Paulista/PE.

A prisão de ROBSON é decorrência de uma operação anterior da DDF. No dia 27 de agosto de 2018, uma vítima procurou a DDF, após suspeita sobre a negociação de um imóvel. Naquela ocasião, a equipe da DDF conseguiu localizar e prender em flagrante dois membros da associação criminosa – as pessoas de – WASHINGTON LUIZ DE CASTRO LUNA, de 40 anos de idade e ANDRÉ LUÍS ARAÚJO DE CASTRO, de 32 anos (todos pernambucanos), em um cartório de João Pessoa, ocasião na qual aguardavam a vítima para a assinatura do contrato fraudulento e o repasse dos valores relacionados à negociação (R$ 12 mil).

As investigações da DDF conseguiram comprovar que a associação criminais era composta por 03 pessoas, tendo o 3º membro (ROBSON) conseguido fugir na data da prisão em flagrante. Os 03 suspeitos estavam hospedados em um hotel no centro de João Pessoa e teriam vindo à Paraíba com o único objetivo de executar golpes na venda de imóveis pela internet. A DDF representou pela prisão PREVENTIVA de ROBSON, decretada pela justiça paraibana no mês de setembro.

Após a decretação da prisão preventiva de ROBSON, a DDF passou a atuar em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco, com o objetivo de localizar o membro FORAGIDO. Além da localização de ROBSON, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o suspeito já havia feito diversas vítimas nas cidades de Paulista, Recife e Petrolina.

A associação criminosa já fez vítimas nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, sempre atuando com o mesmo modus operandi (negociação de imóveis pela internet, com o uso de documentos falsos).

Como se prevenir: a DDF orienta a população que sempre realize qualquer negociação de imóveis de maneira formal (celebração de contrato), além de emitir recibo de qualquer valor repassado. Além do contrato, recomenda-se que as negociações de imóveis sejam feitas através de empresas especializadas (corretores credenciados), de forma a garantir a segurança nas negociações. Em caso de dúvida / suspeita de fraude, a Polícia Civil deve ser acionada imediatamente, possibilitando a prisão em flagrante de possíveis suspeitos, como aconteceu na operação anterior da DDF.

Da Redação

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.