Não há por que detalhar o número de policiais por delegacia, diz Alckmin

SP: Estado deveria ter 8.000 servidores a mais O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que não há necessidade de o Estado ter tão detalhadamente o número de policiais civis por delegacia dos 645 municípios paulistas. Na semana passada, o governo revogou a resolução nº 105/2013, da Secretaria de Estado da […]

Por Editoria Delegados

SP: Estado deveria ter 8.000 servidores a mais

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que não há necessidade de o Estado ter tão detalhadamente o número de policiais civis por delegacia dos 645 municípios paulistas.

 

Na semana passada, o governo revogou a resolução nº 105/2013, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que fixava o número ideal de policiais (delegados, escrivães, investigadores, agentes e carcereiros) nas delegacias.

 

A revogação da decisão do próprio governo ocorre no momento em que o Estado sofre uma sequência de ações e decisões da Justiça obrigando o governo a contratar mais policiais civis –tudo com base na resolução, agora revogada.

 

“Não há necessidade de se ter isso [número de policiais por delegacia] tão detalhado”, disse Alckmin, após lançamento do edital de concessão de cinco aeroportos estaduais na manhã desta quarta (20), em Campinas, no interior de São Paulo.

 

Questionado sobre o porquê de a revogação ocorrer somente agora, Alckmin não respondeu. A Secretaria de Estado da Segurança Pública também não explicou até agora os motivos que levaram à anulação da resolução nº 105/2013.

 

Decisões liminares da Justiça em Jacareí (a 84 km de São Paulo) e em Leme (a 188 km de São Paulo) obrigaram o governo paulista a repor o número de policiais faltantes nas delegacias de acordo com o previsto na resolução.

 

Entre as alegações, estão a de que o Estado descumpre decisão própria, ferindo a Constituição no que diz respeito à obrigação de garantir segurança aos cidadãos, e que a falta de investigação aumenta o número de crimes.

 

Em Jacareí, a Justiça determinou que o Estado reserve 12 investigadores e 13 escrivães do concurso público atual para as delegacias locais. Segundo a decisão, o deficit de policiais na cidade, de 226,5 mil habitantes, é de 77.

 

Os policiais civis de Jacareí também estão impedidos, de acordo com a decisão da Justiça, de atuar na “Operação Verão” que acontece anualmente no litoral, sob multa de R$ 10 mil por dia –valor referente a cada policial destacado.

 

Já no caso de Leme, a decisão da Justiça diz que o Estado tem 30 dias para garantir os 49 policiais previstos na resolução. Hoje, o número é de 31 servidores. Em ambos os casos, as cidades registram aumento nos crimes.

 

Há ação em tramitação na Justiça de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo), onde a Promotoria pede a reposição de 76 policiais na cidade, considerando o número ideal previsto na resolução revogada.

 

Segundo a entidade representante dos policiais civis de São Paulo, o Estado deveria ter 8.000 servidores a mais, sendo 5.000 apenas investigadores e escrivães. A Secretaria da Segurança já informou que vai recorrer das decisões.

 

CARÁTER TÉCNICO

 

Alckmin também falou que a distribuição dos policiais é de caráter técnico. “Você que estabelece como distribui o número de policiais”, afirmou. Segundo ele, o Estado tem cerca de 130 mil policiais, entre militares, civis e científicos.

 

De acordo com o governador, foram contratados neste ano 1.074 policiais civis e técnico-científico. Eles estão na academia de polícia em formação e poderão ocupar seus postos já em junho, afirmou Alckmin.

 

“Acabamos de contratar um número de mais de mil policiais, entre delegados, escrivães, que precisa muito, investigadores e agentes policiais e a parte científica: auxiliares de necropsia, médicos legistas”, disse.

 

Na semana passada, o promotor Fernando Alvarez Belaz, de Jacareí, afirmou que a revogação da resolução pode ser considerada um “ato de improbidade extremo” por parte do governo, e que vai pedir à Justiça que cobre explicações.

 

“Vamos apurar se a revogação atendeu necessidades administrativas ou se foi apenas uma medida imoral, para alegar que a ação perdeu objeto. Vamos pedir todo o processo administrativa que resultou na revogação”, disse Belaz.

 

Já o analista criminal Guaracy Mingardi, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse acreditar que o Estado de São Paulo age de “má-fé” no caso ao revogar uma resolução por ele próprio criada, quando a mesma começa a causar “problemas”.

 

Folha de São Paulo

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais

Encontro casual em local onde está vítima de violência doméstica e o descumprimento de medida protetiva

Quando o sujeito chega ao local, como bar, restaurante, shopping e a vítima já está lá? E quando o sujeito já está no local e a vítima aparece?

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais adotadas

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono
Veja mais

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por

Censo 2026 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

O (não) Caso Nine Borges: a criação “Ex Nihilo” no mundo jurídico-penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.