Governo estuda premiação para cidade que reduzir homicídios

PI: Exemplo a ser seguido pelo resto do país O secretário estadual de Administração do Estado do Piauí, Franzé Silva, foi o primeiro entrevistado do programa Cidade Verde Notícias, que estreou hoje (06) e vai ao ar na Rádio Cidade Verde de segunda a sexta, de 12h às 13h30, sob comando dos jornalistas Nadja Rodrigues […]

Por Editoria Delegados

PI: Exemplo a ser seguido pelo resto do país

O secretário estadual de Administração do Estado do Piauí, Franzé Silva, foi o primeiro entrevistado do programa Cidade Verde Notícias, que estreou hoje (06) e vai ao ar na Rádio Cidade Verde de segunda a sexta, de 12h às 13h30, sob comando dos jornalistas Nadja Rodrigues e Zózimo Tavares.

 

Franzé destacou a nomeação de 21 delegados pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que também participou da estreia do jornalismo da Rádio Cidade Verde 105,3. Além disso, o secretário declarou que os gestores da Segurança Pública que conseguirem reduzir o índice de homicídios em seus municípios irão receber uma gratificação a mais. “O governador ainda vai estabelecer um critério, se vai ser município, distrito”, disse o gestor.

 

O secretário destacou que o governo visa trabalhar com a política de gestão de resultados. “Nós temos muitas cidades que estão há um ano sem registrar um homicídio. Nós queremos ampliar essa meta por todo o Estado e o governo visa estabelecer uma premiação para cada redução de homicídios e. assim, estabelecer uma gratificação”, explicou.

 

Sobre os novos delegados, Franzé ressaltou que os delegados não foram chamados em setembro do ano passado porque o Estado estava acima do limite prudencial do Lei de Responsabilidade Fiscal. “O governador autorizou a convocação de 21 delegados. Na realidade, nós fizemos o cumprimento de uma promessa ainda em 2015. Na nossa reunião também destacamos não só os delegados habilitados como tanto o plano de cargos e salários, que ainda não tinha sido materializado. Nós sentamos com a categoria, mostramos a nossa realidade e fizemos um acordo”, disse o secretário.

 

“Agora em janeiro nós saímos desse limite e concluímos com a nomeação de todos os concursados para reforçar a segurança pública”, acrescentou.

 

A Proposta de Emenda à Constituição que dispõe sobre os limites de receita e investimento, o Piauí Previdência , a realização de concursos públicos e o reajuste salarial dos professores também foram destaques na entrevista.

 

Com relação ao reajuste salarial, o secretário declarou que em 2016 o Piauí foi o único Estado pagou de forma linear o piso do magistério. “Nós parcelamos, mas garantimos o pagamento, coisa que nenhum outro fez. O Estado não tem como arcar integralmente, mas vai cumprir os acordos”, disse. Para 2017, o reajuste de 4% já está na folha de pagamento de janeiro e de 3,76% em julho.

Sobre os concursos, Franzé anunciou que nos próximos dias deve ser divulgado um novo certame para a Polícia Militar, mas antes é preciso fazer todo um cálculo de impacto geral para não ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Ajuste fiscal e previdência

 

O secretário falou também dos desafios na previdência do Estado. A ideia é fazer circular recursos para evitar o desfacelamento do setor.

 

“Nós já tratamos a questão previdênciária desde 2015, quando fizemos a separação da área da saúde da previdência e de lá pra cá nós temos tomado uma série de medidas. Criamos através de lei a previdência complementar, que agora estamos buscando uma forma de colocar em funcionamento. Fizemos o aporte de bens dentro do fundo de previdência para, a partir daí, criar receitas novas. Somente a receita de contribuição do servidor não é suficiente. Não queremos que aconteça no Piauí o que aconteceu em outros estados e países”, afirmou o secretário.

 

Já em relação ao ajuste fiscal, Franzé afirma que o Piauí fez em 2015 o que muito estados estão tendo que fazer hoje. “Logo em janeiro de 2015 fizemos um ajuste fiscal. O que hoje o que os estados estão tendo que fazer, nós fizemos no primeiro dia de gestão. O Piauí está hoje fora da rota de atrasar salário porque fez o dever de casa”, declarou.

 

Cidade Verde

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.