Entidades apoiam Menandro Pedro e dizem não ter conflitos com OAB

    O Sindicato dos Delegados de Polícia civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) enviaram uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (4), sobre uma representação formulada pela Ordem dos Advogados, secção Piauí contra o delegado Menandro Pedro (foto ao lado), que é responsável pelo Grupo […]

Por Editoria Delegados

06set13-menandro.2

 

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) enviaram uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (4), sobre uma representação formulada pela Ordem dos Advogados, secção Piauí contra o delegado Menandro Pedro (foto ao lado), que é responsável pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

 

A Ordem está acusando o delegado de impedir o acesso dos advogados aos seus clientes na delegacia e de abuso de autoridade. A OAB-PI solicitou ao delegado-geral James Guerra o afastamento de Menandro Pedro e a instauração de um processo administrativo.

 

Em nota, as entidades apoiam o chefe do GRECO e ressaltam que não há nenhum problema entre a Polícia Civil e os advogados do Piauí.

 

Veja a nota:

 

Nota de Esclarecimento – delegado Menandro Pedro

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), considerando as notícias veiculadas por meio da imprensa, acerca de representação formulada pela OAB-PI contra o Delegado Menandro Pedro Lopes da Luz, vem a público esclarecer o seguinte:

 

As notícias veiculadas tratam de suposto episódio ocorrido no último dia 27, na sede do GRECO, quando da lavratura de auto de prisão em flagrante em desfavor de seis pessoas integrantes de quadrilha de extrema periculosidade, especializada em roubos/furtos a instituições financeiras, ocasião em que foram apreendidas armas de grosso calibre e grande quantidade em dinheiro proveniente dos assaltos, além de explosivos.

 

Conforme apurado em informações repassadas pelo GRECO, todos os advogados tiveram acesso aos respectivos clientes durante as oitivas, não obstante alguns dos causídicos recusarem-se a assinar os termos de interrogatório.

 

Não houve quaisquer óbices ao contato dos advogados com os indiciados, mas apenas um pequeno transtorno envolvendo, inclusive, um advogado, que compareceu a sede do Greco trajando bermuda e que não se utilizou de urbanidade quando da sua chegada à citada unidade policial. Apesar disso, cumpre reafirmar que não houve impedimento de contato entre os advogados e seus clientes.

Por oportuno, o Sindepol e a Adepol reafirmam o apoio ao Delegado Menandro Pedro Lopes da Luz pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública do Estado do Piauí, não havendo nada que desabone sua conduta em mais de vinte anos de carreira.

 

Por último cumpre ressaltar que não há quaisquer problemas entre os delegados de polícia e os advogados do nosso Estado, frisando-se ainda que deve haver respeito mútuo entre tais profissionais, não devendo incidentes isolados macularem as estreitas relações existentes entre os mesmos.

 

Sindepol-PI e Adepol-PI

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares
Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

26MAI26 - (1)
(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.