Derrite recua do plano para que PMs investiguem e ordena grupo de trabalho para analisar medida

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo. O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi revelado pelo Metrópoles, intensificou a crise com a Polícia Civil paulista. Descontentes, […]

Por Editoria Delegados

São Paulo – O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, recuou, na noite desta segunda-feira (22/4), da decisão de dar poder de investigação para agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo.

O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi revelado pelo Metrópoles, intensificou a crise com a Polícia Civil paulista. Descontentes, delegados contestavam a medida e alegavam que eram preteridos pelas decisões da gestão.

A decisão do recuo (veja acima) foi anunciada após reunião do Conselho da Polícia Civil, antecipada para esta segunda para tratar do tema. Com a presença dos principais delegados paulistas, a reunião serve para discutir diretrizes da corporação.

Na ocasião, o titular da SSP afirmou que vai estabelecer um grupo de trabalho para analisar a “viabilidade do Termo Circunstanciado da Polícia Militar” e o “BO Único” – sem detalhar do que se tratam esses projetos.

Formado por dois representantes de cada corporação (Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica), o grupo deve concluir o estudo em 45 dias.

Grupo de trabalho

Derrite fez o pronunciamento na presença do secretário-adjunto, Osvaldo Nico Gonçalves, com longa carreira na Polícia Civil, do delegado-geral Artur Dian e de diretores de departamento da corporação.

No discurso, o secretário diz não ter “desejo” que a PM invada as atribuições de outras corporações e admite que a medida para emponderar os militares “gerou um clamor em toda a Polícia Civil”.

“Nesse grupo de trabalho, estarão dois delegados de polícia, dois oficiais da Polícia Militar e dois peritos da Polícia Técnico-Científica. Deixando claro que aqui em São Paulo a gente não quer que nenhuma instituição invada a competência legal de outra”, declarou.

“Ao final do estudo desse grupo de trabalho, que vai durar 45 dias, a gente vai tomar uma decisão técnica a respeito desses assuntos: do BO Único e do termo circunstanciado”, disse.

TC/PM

Conforme revelou o Metrópoles, a gestão Tarcísio elaborou uma ordem preparatória para instituir o termo circunstanciado da Polícia Militar, voltada para crimes considerados de “menor potencial ofensivo”.

Na prática, a medida também permitia que os agentes da corporação realizassem diligências, como requisitar exames e apreender provas do caso.

A ordem preparatória previa, ainda, reforma em batalhões, para adaptá-los a armazenar evidências, e um rápido treinamento de soldados, cabos e outros integrantes da PM para lidar com legislação criminal.

Para juristas, a iniciativa extrapolava o mero registro do TC/PM e invadia as atribuições da Polícia Civil.

Reação

As ações foram recebidas com maus olhos por delegados e causou reação. O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP), por exemplo, que foi delegado de polícia por mais de 20 anos, considerou a iniciativa “um absurdo”.

Já a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) notificou Derrite, que é capitão da reserva da PM, na quinta-feira (18/4), contra as medidas.

Por sua vez, a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) criticou o conjunto de ações e disse que “o projeto é inconstitucional e ilegal”.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.