Delegado da Lava Jato diz que Janot está “em uma cruzada contra a polícia”

Marcio Anselmo diz que o procurador-geral da República tenta neutralizar e engessar a atuação da Polícia Federal Delegado Marcio Anselmo acredita que a Polícia Federal deveria ter autonomia para celebrar acordos de colaboração premiada | André Rodrigues/Gazeta do Povo O delegado da Polícia Federal Marcio Anselmo, integrante da força-tarefa da Lava Jato, criticou o posicionamento […]

Por Editoria Delegados

Marcio Anselmo diz que o procurador-geral da República tenta neutralizar e engessar a atuação da Polícia Federal

Delegado Marcio Anselmo acredita que a Polícia Federal deveria ter autonomia para celebrar acordos de colaboração premiada | André Rodrigues/Gazeta do Povo

O delegado da Polícia Federal Marcio Anselmo, integrante da força-tarefa da Lava Jato, criticou o posicionamento do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que é contrário à possibilidade de a PF firmar acordos de colaboração premiada.

 

Segundo o delegado, a celebração do acordo por parte da polícia está prevista em lei e Janot tenta “concentrar poder no Ministério Público como se fosse praticamente um regime absolutista”.

 

“O procurador-geral da República vem passando por uma cruzada contra a polícia, isso é claro em todas as posições dele. Ele contraria a lei em prol do que ele acredita”, disse Anselmo.

“Ao invés de tentar adotar medidas para fortalecer a polícia judiciária, para efetivamente produzir um trabalho razoável para que o Ministério Público possa oferecer denúncia, ele tem atuado de uma maneira para tentar neutralizar a polícia para que a polícia esteja praticamente engessada”, completou o delegado.

 

Para o delegado, a posição da força-tarefa sobre o assunto é de que os acordos podem ser firmados tanto pelo MPF quanto pela PF em casos em investigação. “Se a colaboração é um meio de investigação, prevista em lei, com autorização para que a polícia judiciária possa propor, não tem porque o Ministério Público ser contrário”, explica.

 

Segundo Anselmo, a posição de Janot “não tem lógica”, uma vez que o órgão responsável por investigações criminais é a polícia judiciária, e não o Ministério Público. “O Ministério Público até pode investigar, mas tem que ser suplementar”, diz o delegado.

 

Publicidade

 

Anselmo reclamou que é comum que a polícia fique“refém” e seja surpreendida por acordos de colaboração negociados apenas com o MPF. “A gente está trabalhando e de repente a gente é surpreendido por uma colaboração que a gente não fazia a mínima ideia que estava acontecendo. E inclusive que deixa de contemplar fatos que já estavam sob investigação”, disse o delegado.

 

Livro

 

Marcio Anselmo vai lançar na próxima terça-feira (11) um livro sobre o instrumento da colaboração premiada. O livro “Colaboração premiada – O novo paradigma do processo penal brasileiro” tem o prefácio escrito pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela condução dos processos da Lava Jato em primeira instância, em Curitiba. O lançamento será na Escola Superior de Polícia Civil de Curitiba, às 19 horas.

 

Outro lado

 

A Gazeta do Povo entrou em contato com a Procuradoria Geral da República, mas até o momento não obteve resposta sobre as críticas feitas pelo delegado da PF.

 

Gazeta do Povo

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.