Delegada alerta sobre golpes no ES envolvendo anúncios de venda

ES: Em novo golpe, criminosos se identificam como bancos e pedem senhas Criminosos estão utilizando anúncios de venda na internet para aplicar novos golpes. Carros e celulares são a isca para que as vítimas sejam enganadas e depositem dinheiro para os golpistas. O Espírito Santo já tem vítimas e a delegada Raiana Bremenkamp deu dicas […]

Por Editoria Delegados

ES: Em novo golpe, criminosos se identificam como bancos e pedem senhas

Criminosos estão utilizando anúncios de venda na internet para aplicar novos golpes. Carros e celulares são a isca para que as vítimas sejam enganadas e depositem dinheiro para os golpistas. O Espírito Santo já tem vítimas e a delegada Raiana Bremenkamp deu dicas de como evitar os prejuízos.

Uma homem denunciou um golpe, após quase ser vítima de um criminoso. Ele entrou em contato com um homem após encontrar uma oferta de um carro na internet. O vendedor disse que o carro estava quase vendido, mas se ele depositasse uma certa quantia, ele poderia reservar o carro para a vítima.

A vítima logo percebeu que era um golpe e não depositou, mas outras pessoas acreditaram no criminoso. “Eu vi várias pessoas lá também relatando que já tinham passado por isso. Inclusive uma menina depositou o valor de R$ 1 mil na conta do golpista“.
 

Delegada Raiana Bremenkamp (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

 

A titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória, Raiana Bremenkamp, explicou que o maior número de golpes aplicados atualmente são por telefone. Geralmente, os criminosos estão em presídios em outros estados. Eles criam uma história e pedem para que a vítima deposite uma quantia em uma conta.

A maior parte das vítimas costumam ser idosos, porém não há restrições nos alvos dos golpistas. Raiana afirma que qualquer um pode ser vítima nessas situações.

“Os idosos são um grupo que eles preferem, porque é o tipo de pessoa que acaba conversando mais, acaba dando mais assunto, não desliga logo o telefone. Então eles acabam sendo o nosso maior número de vítimas, mas qualquer um é suscetível”.

Golpe do banco

Em um novo golpe, a delegada conta que os criminosos se passam por um banco. “É o que mais tem acontecido nessas últimas duas semanas. Eles estão se identificando como seu banco e solicitando os dados, inclusive a senha. Infelizmente as pessoas estão caindo”.

Informações pessoais

A delegada chamou atenção para as pessoas que têm informações pessoais disponíveis na internet. Ela afirmou que os golpistas costumam encontrar dados das vítimas como nome completo e CPF, por isso as pessoas acreditam. “Eles fazem uma pesquisa a respeito da vítima antes de ligar”.

Sobre as informações nas redes sociais, a delegada ressaltou o risco de postar fotos que revelem bens de valor e endereços divulgando o local. “Isso funciona como um GPS. A pessoa que clicar, pode parar na sua casa, então você vira um alvo de assaltos”.

Fugir do golpe

A principal dica da delegada é buscar sempre a informação. Procurar na internet o nome do possível golpista ou da empresa pode trazer informações. “Quando é algum tipo de golpe específico, já tem alerta na rede”.

Para evitar o golpe do banco, a delegada aconselha a nunca passar dados pessoais por telefone, principalmente quando te ligam. “Desligue. Ligue para o número do banco que eles vão te orientar melhor”.

No caso do golpe do falso sequestro, a primeira orientação é procurar a pessoa que criminoso diz ter sequestrado. “Tente entrar em contato com a pessoa sequestrada antes de fazer o depósito”.

Placa de carro

Em caso de venda de veículo, não há problema em informar a placa por telefone ou mensagem. A delegada explicou que o comprador precisa verificar a situação do carro. “A pessoa que vai comprar o carro precisa se resguardar. Verificar se não tem queixa de furto e roubo ou alguma restrição”.

Contato com o criminoso

Em uma situação em que após um roubo, o objeto roubado seja localizado, como um aparelho celular que foi roubado e é vendido na internet, não é recomendado que mantenha contato ou encontre pessoalmente com o criminoso.

“Provavelmente essa pessoa é um criminoso. Você vai estar correndo risco de vida ao se encontrar com ela”, alertou a delegada, que indica que a vítima entre em contato com a delegacia e registre boletim de ocorrência.

Denunciar

Quando perceber uma situação de golpe, a delegada orienta que a vítima anote o número que ligou, o número da conta que foi pedida para depositar e procurar a delegacia mais próxima.

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.