Com baixa remuneração, policiais civis ficam expostos ao perigo em “bicos”, alerta Sindpesp

SP: Por força dos parcos vencimentos, muitos profissionais da Polícia Civil têm de recorrer ao trabalho extra, sendo submetidos, muitas vezes, à violência, à exaustão e, no extremo, ao suicídio; caso recente de investigador assassinado e que trabalhava como motorista de aplicativo ilustra essa dura realidade Presidente do Sindpesp, a delegada Jacqueline Valadares. Por força […]

Por Editoria Delegados

SP: Por força dos parcos vencimentos, muitos profissionais da Polícia Civil têm de recorrer ao trabalho extra, sendo submetidos, muitas vezes, à violência, à exaustão e, no extremo, ao suicídio; caso recente de investigador assassinado e que trabalhava como motorista de aplicativo ilustra essa dura realidade

Presidente do Sindpesp, a delegada Jacqueline Valadares. 

Por força dos parcos vencimentos, muitos profissionais da Polícia Civil têm de recorrer ao trabalho extra, sendo submetidos, muitas vezes, à violência, à exaustão e, no extremo, ao suicídio; caso recente de investigador assassinado e que trabalhava como motorista de aplicativo ilustra essa dura realidade.

O assassinato de um investigador que atuava como motorista de aplicativo fora do horário de serviço para complementar a renda e sustentar a família trouxe novamente à tona os baixos vencimentos pagos pelo estado de São Paulo. Muitos policiais civis têm de recorrer ao “bico”, ficando expostos, também, à violência, à exaustão e, no extremo, ao suicídio. O alerta é do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

O caso recente do policial Fernando José Duarte da Silva, de 41 anos, assassinado fora do horário de serviço, enquanto fazia um trabalho extra, ilustra uma realidade enfrentada diariamente por parte da categoria. Concursado na Polícia Civil bandeirante, ele atuava, paralelamente, como motorista de aplicativo. Após uma corrida, na região do Butantã, na zona sul de São Paulo-SP, em 13/8, ele desapareceu. O corpo foi encontrado dez dias depois, num cemitério clandestino, na Grande São Paulo.

“Além dos desafios já inerentes à profissão de quem atua na Segurança Pública, muitos policiais civis enfrentam a difícil realidade de buscar meios adicionais para sustentarem suas famílias, em razão das dificuldades financeiras pelas quais passam. São, então, submetidos a uma dupla jornada. Assim, sacrificam, também, o convívio com a família e até a sanidade mental”, lamenta a presidente do Sindpesp, a delegada Jacqueline Valadares.

Para ela, essa realidade exige medidas urgentes:

“É preciso que os profissionais da Polícia Civil recebam pagamento digno e condizente com a responsabilidade e o risco da atividade-fim. Desta maneira, poderão deixar de lado os ‘bicos’”, pondera.

Dados da 17ª edição do Anuário de Segurança Pública de 2023 apontam que policiais morrem mais durante a folga do que em confrontos no serviço. Em 2022, em todo o País, 173 policiais foram assassinados. Deste número, sete a cada dez morreram na folga. O número de suicídios também é alto.

Em 2022, morreram 20 policiais civis fora de serviço – sete atuavam na instituição paulista.

A pesquisa não especifica quais casos ocorreram durante o “bico”, mas cita outras atividades laborais como fator de risco e morte: “Há tempos, o Sindpesp alerta o poder público de que é imprescindível ações concretas para a valorização e a recomposição salarial dos profissionais que dedicam suas vidas para proteger a população, para que estes não precisem se arriscar e se cansar em atividades paralelas; para que possam trabalhar com mais tranquilidade e qualidade de vida”, pondera Jacqueline.

Insuficiente

Apesar do acréscimo médio de 18% nos vencimentos dos quadros da instituição (válidos a partir deste mês), os delegados de São Paulo, por exemplo, continuam figurando entre os mais mal pagos do País. O salário inicial bruto de R$ 15.037 faz com que o estado mais rico do Brasil amargue o 22º lugar entre as 27 unidades da federação.

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Sindpesp

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

PA ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.