Anulado concurso para delegado da Polícia Civil do Pará

PA: Problema teria ocorrido no transporte das provas para alguns locais de exame A Secretaria de Estado da Administração (Sead) anunciou nesta quinta-feira (13) a anulação das provas objetivas e subjetivas do concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil do Pará. A Sead e a Polícia Civil investigam supostas irregularidades encontradas […]

Por Editoria Delegados

PA: Problema teria ocorrido no transporte das provas para alguns locais de exame

 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) anunciou nesta quinta-feira (13) a anulação das provas objetivas e subjetivas do concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil do Pará. A Sead e a Polícia Civil investigam supostas irregularidades encontradas em envelopes que continham provas. Novas provas serão reaplicadas em um prazo de até 45 dias para os mais de 14.500 inscritos. Não serão abertas novas inscrições.

As provas de conhecimentos e peça processual foram aplicadas no dia 25 de setembro, em Belém, Marabá, Santarém e Altamira. O certame teve a participação de mais de 10 mil candidatos e foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencout (Funcab). Ainda no dia do concurso, candidatos denunciaram a existência de fissuras em pelo menos 12 envelopes que continham as provas, irregularidade encontrada em sete locais de realização do concurso.

Segundo a Sead e polícia, o problema teria ocorrido no transporte das provas para alguns locais de exame, em Belém. A polícia afirma que, embora acondicionados dentro de malotes lacrados, alguns pacotes contendo as provas do período da manhã sofreram pequenas fissuras, por causa do atrito entre os volumes durante o percurso de Niterói, no Rio de Janeiro, onde fica a sede da Funcab, até as escolas no Pará.

A avaliação preliminar da Secretaria e da Polícia Civil era de que fissuras não seriam suficientes para a retirada de algum exemplar da prova, o que provocaria o vazamento do conteúdo a ser aplicado. Sob orientação pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), os órgãos deram início à investigação sobre a ocorrência. Na última sexta-feira (7), o Ministério Público do Pará recomendou a anulação das provas.

Inquérito

A polícia afirma que ainda no domingo (25 de setembro) foi instaurado o Inquérito Policial nº 273/ 201610084-1, sob a responsabilidade da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), para apurar os fatos.

Coordenadores e fiscais de escolas e salas prestaram depoimentos e relataram em atas os acontecimentos nos locais de provas. Será requisitada também a perícia dos envelopes com o objetivo de esclarecer se houve qualquer violação ou se o problema é decorrente mesmo apenas do transporte dos documentos.

O inquérito para identificar as causas das fissuras nos envelopes está em andamento e tem prazo de conclusão definido para o dia 25 de outubro.

 

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

Veja mais

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'
Veja mais

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

MP POST260826 - (3)
(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

MP POST260826 -
(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

Mulher dá tapa no rosto de Policial Militar(SP) em festa de Barretos e é detida
(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.