Início » Teste com laser descobre à distância se motorista está bêbado

Teste com laser descobre à distância se motorista está bêbado

por Editoria Delegados

Capaz de medir a quantidade de álcool presente no sangue do motorista.

Cientistas poloneses desenvolveram um laser que pode ser usado para detectar motoristas embriagados mesmo antes de o carro ser parado.

 

A Universidade Militar e de Tecnologia de Varsóvia publicou um estudo explicando que o dispositivo emite o sinal do laser da estrada, pegando o carro de lado, quando ele estiver passando. O feixe de luz retorna por um espelho ligado a um detector capaz de medir a quantidade de álcool presente no sangue do motorista.

 

No estudo, os pesquisadores dizem que o recurso pôde aferir quantidades abaixo de 0,1%. No Brasil, para se ter uma ideia, a Lei Seca estabeleceu que o condutor não pode apresentar mais de 0,05 miligramas de álcool no ar quando soprar o bafômetro.

 

O problema é que o método é facilmente tapeado, porque ele não se foca no condutor, mas no veículo, então uma janela aberta, o ar-condicionado, ou até mesmo a presença de outros passageiros interferem no resultado.

 

Para os pesquisadores, porém, não se trata de definir se o condutor está ou não em condições de dirigir, mas de tornar o trabalho dos fiscais mais eficiente, já que não seria necessário parar carros a esmo.

 

The Verge

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar