Início » Golpe do falso advogado faz mais de 50 vítimas

Golpe do falso advogado faz mais de 50 vítimas

por Editoria Delegados

Bandidos miram pessoas que buscam indenizações na Justiça e pedem pagamento para agilizar processo.

 

Um novo tipo de golpe fez dezenas de vítimas em São Paulo e no Espírito Santo: criminosos se passam por advogados e pedem um pagamento para agilizar algum valor que as vítimas têm direito a receber.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que recebeu mais de 50 denúncias de escritórios em todo o estado de São Paulo. Os golpistas são extremamente convincentes. Por isso, a OAB orienta para os advogados explicarem para os clientes que este golpe existe.

A coordenadora de RH Bruna Calzona recebeu uma mensagem como se fosse do escritório de advocacia que a representa em uma ação contra um plano de saúde. Na conversa, o golpista tinha todos os dados sobre o processo. Só que para receber a indenização de R$ 249 mil, ela precisaria fazer uma transferência de quase R$ 5 mil. E ela pagou.

“Em nenhum momento me pareceu um golpe, pelo contrário. Inclusive ele de novo passava meus dados e várias informações”, disse a coordenadora de RH.

Bruna Calzona foi enganada por criminosos que se passaram por advogados

A advogada Raphaella Arantes, que cuida do processo da Bruna, só soube que o nome dela estava sendo usado por criminosos na semana passada e registrou um boletim de ocorrência. Pelo menos 30 clientes do escritório dela receberam mensagens dos golpistas.

“Os golpistas não têm acesso ao nosso WhatsApp, mas o número é diferente. E também à chave pix. Fazer um pagamento no CPF de uma pessoa física, fazer o pagamento num código pix de um celular já é suspeito, porque o nosso escritório tem o código pix de CNPJ, que é o que está no contrato delas”, explica a advogada.

A segunda orientação da OAB para lidar com este tipo de caso é: se você receber alguma mensagem dizendo que tem um processo na justiça e precisa pagar para receber esse dinheiro, desconfie e tente falar, pelo telefone, mesmo, diretamente com o seu advogado.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar