Início » Secretários de Segurança Pública do Nordeste discutem estratégias de combate à violência, em encontro no Ceará

Secretários de Segurança Pública do Nordeste discutem estratégias de combate à violência, em encontro no Ceará

por Editoria Delegados

A Câmara Temática de Segurança do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), reuniu em Fortaleza, nesta quarta-feira (28) secretários de Segurança Pública dos nove estados do Nordeste para definir ações integradas de enfrentamento às organizações criminosas na região.

A reunião ocorreu na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).De acordo com o secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, o evento é de grande importância para o fortalecimento das ações policiais na região.

“Alinhamos esse encontro para tratarmos estratégias no que pertence a atuação dos estados do Nordeste nas divisas, na troca de informações e dados, sempre pensando nesse trabalho integrado das Forças de Segurança”, disse.

É no Ceará que se concentra o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste (CIISPR-NE). “A ideia é sempre trocar informações e utilizar as inteligências para combater qualquer tipo de crime”, destacou.

 

Além do secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, também estiveram presentes na reunião os secretários de Segurança Pública dos estados da Bahia, Marcelo Werner; da Paraíba, Jean Nunes; de Pernambuco, Alessandro Carvalho; do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé Araújo; de Sergipe, José Pereira Andrade Filho; e o secretário do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso.

 

Francisco Lucas, secretário de segurança pública do Piauí

Cooperação

Pensando na ampliação e para agilizar a troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública dos estados do Ceará, Paraíba e do Rio Grande do Norte, em agosto de 2023, o gestor da SSPDS, Samuel Elanio, assinou um acordo de cooperação técnica entre os estados para fortalecer o combate à criminalidade.

Durante a coletiva desta quarta-feira (28), o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, reforçou a importância do acordo e da integração entre os estados.

Jean Nunes, secretário de segurança pública da Paraíba

“Esse trabalho de cooperação já ocorre em ações operacionais constantes, principalmente, quando precisamos de um apoio mais reforçado. Temos procurado também integrar ainda mais as nossas inteligências e isso tem gerado resultados positivos. Demos um grande passo assinando um protocolo, ano passado, que permitiu o compartilhamento das tecnologias que o Ceará dispõe. Dessa forma, demos um grande salto. O objetivo é que os outros estados também tenham acesso ao que a Paraíba e o Rio Grande do Norte já têm, para que possamos fazer esse cercamento de todo Nordeste e criar esse ambiente mais acelerado de combate aos crimes”, frisou o secretário da Paraíba, Jean Nunes.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar