Início » Segurança Pública da Paraíba avança e se destaca entre as melhores do Brasil!

Segurança Pública da Paraíba avança e se destaca entre as melhores do Brasil!

por Editoria Delegados

Em 2023, o Estado da Paraíba demonstrou avanços significativos no combate à criminalidade, evidenciando o impacto positivo das estratégias de segurança pública adotadas. A queda nos índices de violência, parte de uma tendência nacional, reflete o esforço conjunto entre governos estaduais e o governo federal, culminando em resultados expressivos na redução da criminalidade. Esta melhoria vem na esteira de iniciativas inovadoras e do uso eficiente de dados estatísticos para guiar a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas mais eficazes onde o governador da Paraíba João Azevedo coordena de forma eficiente a gestão da defesa social.

 

Governador da Paraíba João Azevêdo

O Estado da Paraíba beneficiou-se do avanço tecnológico e da integração de dados por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Iniciativas como o Sinesp Validador de Dados Estatísticos, lançado em maio de 2023, permitiram a coleta, consolidação e validação de indicadores cruciais para o monitoramento da segurança pública​​. Essas ferramentas proporcionaram uma visão mais clara e atualizada do cenário criminal, possibilitando intervenções mais precisas e tempestivas.

 

Em nível nacional, o ano de 2023 foi marcado por reduções significativas em diversos indicadores de criminalidade, incluindo homicídios, latrocínios, roubos de carros e cargas, e feminicídios, refletindo um trabalho coordenado e estratégico das forças de segurança​​. A Paraíba, inserida nesse contexto, foi favorecida por essas políticas nacionais e da adoção de estratégias locais alinhadas aos objetivos de redução da violência e criminalidade.

 

Secretário de Segurança Pública da Paraíba Jean Nunes

Isso se deve, também, ao reconhecido trabalho desenvolvido através da gestão do secretário de segurança da Paraíba Jean Nunes e do delegado-geral da PCPB André Rabelo.

 

Delegado-Geral da Polícia Civil da Paraíba André Rabelo

O compromisso com a inovação e a tecnologia na segurança pública, especialmente a implementação de sistemas avançados de análise e gestão de dados, tem sido um diferencial importante.

 

Esses avanços são resultado de uma abordagem de segurança pública baseada em evidências, que prioriza o planejamento estratégico e a ação coordenada entre diferentes níveis de governo e agências de segurança. O emprego de tecnologias de informação e a integração de dados se provaram ferramentas indispensáveis na luta contra a criminalidade, pavimentando o caminho para um ambiente mais seguro na Paraíba e em todo o Brasil. A continuidade dessas políticas e a constante busca por inovação são essenciais para sustentar os ganhos alcançados e enfrentar os desafios futuros na área da segurança pública.

 

O Anuário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba em 2023 traz um extenso panorama sobre a criminalidade e as ações dos órgãos operativos de Segurança no último ano.

 

O documento abrange 17 diferentes Indicadores Chave de Performance (ICPs), que descrevem os crimes contra a vida, patrimoniais, as elucidações, apreensões de armas, drogas, salvamentos, entre vários outros.

 

Com mais de 200 elementos visuais entre gráficos, mapas interativos e tabelas com hiperlinks, é possível conhecer a fundo a dinâmica dos eventos mais relevantes para a gestão da Segurança e também subsidiar a tomada de decisões estratégicas.

 

Por meio do monitoramento do processo de gestão por resultados e da construção de uma politica pública baseada em evidências, fortalecemos a continuidade das ações exitosas e obtemos, ano a ano, excelência no enfrentamento à criminalidade na Paraíba.

 

Clique AQUI e veja o Anuário de Segurança Pública da Paraíba.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar