Início » A Revolução da Segurança Pública no Estado do Piauí

A Revolução da Segurança Pública no Estado do Piauí

por Editoria Delegados

Em 2023, o Estado do Piauí testemunhou uma transformação notável em sua segurança pública, liderada pelo Governador Rafael Fonteles. Com uma visão inovadora e um compromisso firme com a melhoria da qualidade de vida dos piauienses, Fonteles priorizou também a segurança como um dos pilares de sua administração, estabelecendo metas ambiciosas que reduziram a criminalidade e aumentaram o nível de segurança pública em todo o estado. Um fato histório e exemplo para o todo o Brasil.

Governador Rafael Fonteles e Secretário de Segurança Francisco Lucas (centro)


Secretária de Segurança Pública do Piauí

Secretário de Segurança Francisco Lucas

À frente da Secretaria de Segurança Pública, Francisco Lucas trouxe uma abordagem dinâmica e estratégica para o setor. Lucas implementou uma série de reformas significativas, que modernizaram as operações e fortaleceram o combate à criminalidade.

Dentre as principais medidas adotadas pela nova gestão em 2023, destacam-se a modernização dos equipamentos das forças de segurança, a expansão do efetivo policial, o aprimoramento das técnicas de investigação, aumento do número de viaturas policiais, aquisição de helicóptero, criação de unidades de polícia, integração das forças de segurança pública com o Poder Judiciário, Ministério Público, universidades e demais órgãos.

Essas ações foram complementadas por uma significativa aposta em tecnologia, incluindo a implementação de sistemas de rádio, videomonitoramento avançados e o uso de softwares de análise preditiva para prevenir e reprimir crimes, bem como para nutrir informações vitais para os policiais.

 

Delegado Jetan Barbosa

A gestão da segurança pública do Piauí, sob a nova administração, foi estruturada em três eixos principais: gestão, social e operacional. Para liderar essas áreas, foram criadas superintendências específicas, onde o delegado Jetan Barbosa (imagem acima) é o Superintendente de Gestão, responsável por otimizar os processos internos e garantir a eficiência administrativa.

 

Delegado Matheus Zanatta

O delegado Matheus Zanatta  está à frente da Superintendência Operacional, com o objetivo de coordenar as operações de campo e na implementação de estratégias de combate direto à criminalidade. Em 2023, Zanatta entrou para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na categoria investigação.

 

Delegado Anchiêta Nery

A gestão do delegado Anchiêta Nery, destaca-se pela implementação de procedimentos inovadores na modernização das operações policiais, uso de tecnologia e no aprimoramento das técnicas de investigação, trazendo resultados expressivos na segurança pública piauiense. Nery detém seu nome na lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na categoria investigação, nos Censos de 2021, 2022 e 2023.

 

Delegacia-Geral de Polícia Civil do Piauí

Delegado-geral Lucy Keiko

O delegado-geral Lucy Keiko tem um papel crucial na liderança da Polícia Civil do Piauí, supervisionando todas as operações investigativas e garantindo a aplicação efetiva das novas políticas de segurança pública. Sua gestão é marcada por um aumento do número de inquéritos, operosidade e na melhoria na resolução de casos com maior eficiência dos serviços prestados. Keiko segue na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na categoria gestão, nos Censos 2022 e 2023.

 

Gerência de Polícia Especializada

Delegado Tales Gomes

Sob a gestão do delegado Tales Gomes assumiu a Gerência de Polícia Especializada e se destacou por uma série de operações bem-sucedidas, reforçando o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em todo o estado.

Entre as ações notáveis, foi a “Operação Cerco Fechado”, que resultou na prisão de um casal suspeito de tráfico, encontrando em sua residência cocaína, uma arma de fogo e uma prensa para manipular drogas​​. Além disso, a atuação firme contra líderes de facções criminosas, incluindo membros do PCC e do Bonde dos 40, enfraqueceu significativamente a estrutura dessas organizações no estado​​.

Tales Gomes também esteve à frente da prisão de um cantor condenado por estupro de vulnerável, dez anos após o crime, evidenciando o comprometimento da Polícia Civil com a justiça e o fechamento de casos pendentes​​. Estas ações reforçam o papel crucial da Gerência de Polícia Especializada na promoção da segurança e na prevenção da criminalidade no Piauí.

Tales Gomes detém 6 aprovações na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, nas categorias investigação e gestão, nos Censos 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.


Corregedoria de Polícia Civil do Piauí

Delegado Alfredo Cadena Júnior

Desde a nomeação do delegado Alfredo Cadena Júnior como Corregedor Geral da Polícia Civil do Piauí em janeiro de 2023, a Corregedoria tem demonstrado avanços significativos nas suas ações de fiscalização e no processo administrativo disciplinar. Com uma vasta experiência acumulada ao longo de 22 anos de serviço na Polícia Civil, Cadena trouxe uma abordagem renovada para a gestão da Corregedoria, visando não apenas a punição quando se constatam atos indisciplinares, mas também a prevenção de atos indisciplinares dentro da corporação. Cadena coleciona 7 aprovações na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, nas categorias investigação e gestão, nos Censos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Clique AQUI e veja a matéria na íntegra sobre a Corregedoria da Polícia Civil do Piauí.


DRACO

Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) reportou resultados significativos na luta contra o crime organizado em Teresina. Durante 2023, a unidade especializada realizou 81 operações policiais, cumpriu 442 mandados de busca e apreensão domiciliar, efetuou 500 prisões, deteve 9 menores infratores e apreendeu 63 armas de fogo.

Delegado Charles Pessoa

De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, os resultados expressivos são fruto da colaboração entre diversas entidades de segurança pública do Estado, incluindo a Secretaria de Justiça, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o Poder Judiciário e o Ministério Público. Pessoa destacou que o departamento foi criado com o objetivo primordial de desmantelar as organizações criminosas atuantes no estado, baseando suas ações em um planejamento estratégico que estabeleceu metas ambiciosas, como a realização de 500 prisões em um único ano – meta esta que foi alcançada.

Além das operações de campo, o DRACO intensificou ações de monitoramento nas comunidades, visando reduzir a influência das organizações criminosas. Isso incluiu a remoção de símbolos que fazem referência a esses grupos em propriedades públicas e privadas, uma medida que, segundo Pessoa, contribui para o combate e desestímulo da prática criminosa, além de responsabilizar criminalmente aqueles que promovem tais atos. O delegado também ressaltou o planejamento de intensificar as ações em 2024, antecipando um enfraquecimento ainda maior das facções criminosas e uma redução na criminalidade como resultado direto das operações deste ano.

Charles Pessoa entrou em 2022 para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na categoria investigação.


Acadepol – Academia de Polícia Civil do Piauí

Delegada Anamelka Albuquerque, secretário de segurança Francisco Lucas, governador Rafael Fonteles e delegado-geral Lucy Keiko

A Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), sob a gestão da delegada Anamelka Albuquerque testemunhou avanços significativos através da execução de cursos de formação e outras ações estratégicas que fortaleceram a segurança pública no estado. Este período marcou e ainda marca uma nova era na preparação e capacitação de profissionais da segurança, firmando a Acadepol como um centro de excelência na formação policial.

Anamelka coleciona 7 aprovações na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na categoria gestão, nos Censos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Clique AQUI e veja a matéria na íntegra sobre a Acadepol do PI.


Polícia Militar do Piauí

Coronel Scheiwann Lopes

A Polícia Militar do Piauí, sob o comando do Coronel Scheiwann Lopes (imagem acima) e contribuição do Coronel Jacks Galvão (imagem abaixo), intensificou suas operações em 2023, e continua em 2024, desenvolvendo patrulhamentos estratégicos e ações preventivas.

Coronel Jacks Galvão (DGO)

Em 2023, o Departamento de Gestão Operacional (DGO) da Polícia Militar do Piauí, sob o comando do coronel Jacks Galvão, implementou uma série de ações estratégicas que marcaram significativamente o combate à criminalidade e o reforço da segurança pública no estado. Dentre as iniciativas, destacam-se a intensificação de operações preventivas e repressivas em áreas críticas, a adoção de tecnologias avançadas para aprimorar a inteligência policial e a gestão de recursos, além da capacitação contínua dos efetivos em técnicas modernas de policiamento.

Entre as principais medidas adotadas estavam a descentralização da Patrulha Maria da Penha, a distribuição de novas viaturas e motocicletas, a aquisição de um novo helicóptero, a nomeação de mais de mil policiais e a intensificação do policiamento tanto na capital quanto no interior. Essas ações refletem o compromisso da PM-PI com o aprimoramento contínuo de suas operações e a promoção da segurança dos cidadãos piauienses.

Adicionalmente, a PM-PI inovou ao implementar o ciclopatrulhamento e anunciar a introdução do policiamento fluvial para garantir a segurança no litoral piauiense, uma necessidade evidenciada pela geografia da região. Uma base do Batalhão de Operações Policiais Aéreas (BOPAer) foi estabelecida em Parnaíba, com operação desde janeiro de 2024, incluindo o apoio de um helicóptero recém-adquirido. Além disso, a descentralização da Patrulha Maria da Penha, ampliando significativamente o alcance deste importante serviço de proteção às mulheres em todo o estado, demonstrando a eficácia e o comprometimento da PM-PI em responder às demandas de segurança pública.


Avanços na segurança pública

Os avanços alcançados pela segurança pública do Piauí em 2023 são indiscutíveis. A redução dos índices de criminalidade, o aumento da confiança da população nas forças de segurança e a implementação de políticas inovadoras refletem uma verdadeira revolução no setor. A estratégia adotada pela gestão atual, apoiada na tecnologia, capacitação e integração comunitária, estabeleceu um novo paradigma para o combate à criminalidade, demonstrando que é possível construir uma sociedade mais segura e justa para todos os piauienses. Um exemplo para todo o Brasil.


Inovação Tecnológica: Carteira Nacional Digital de Trânsito (CNDT)

Paralelamente ao aumento do efetivo policial, o Piauí tem se destacado na implementação de soluções tecnológicas inovadoras para facilitar a vida dos cidadãos e melhorar a eficiência dos serviços públicos. Um marco significativo nessa direção foi a adoção da Carteira Nacional Digital de Trânsito (CNDT) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí. Esta ferramenta digital permite aos motoristas e proprietários de veículos acessarem documentos de trânsito, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), diretamente em seus dispositivos móveis.

A CNDT não só simplifica o acesso e a gestão desses documentos, mas também contribui para a redução de fraudes e a melhoria na fiscalização do trânsito, reforçando a segurança nas vias públicas. Essa inovação representa um passo importante na modernização dos serviços públicos no estado, alinhando-se com os esforços para aumentar a eficácia da segurança pública através da integração de tecnologia avançada.


Recuperação e devolução de aparelhos celulares subtraídos

No Piauí, a Secretaria de Segurança Pública realizou um trabalho notável na recuperação de aparelhos celulares furtados e roubados ao longo de 2023, marcando um avanço significativo na luta contra o crime relacionado ao furto de dispositivos móveis.

Com um aumento expressivo de 158,60% na recuperação desses aparelhos em comparação ao ano anterior, mais de 3.500 aparelhos celulares foram restituídos aos seus legítimos proprietários, refletindo a eficiência e a dedicação das forças policiais estaduais nesse aspecto da segurança pública, bem como os receptadores foram responsabilizados penalmente.

Esse resultado foi alcançado graças à implementação de estratégias inovadoras e ao uso intensivo de tecnologia e inteligência policial, que permitiram não apenas a identificação e recuperação dos aparelhos, mas também a detenção de indivíduos envolvidos nos crimes de furto e roubo de celulares.


Integração Institucional: Uma Frente Unificada Contra o Crime

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí tem demonstrado um compromisso constante com a integração e a colaboração entre diferentes órgãos e instituições, visando maximizar o impacto de suas ações no combate à criminalidade. Essa estratégia abrangente envolve uma parceria estreita com o Poder Judiciário, o Ministério Público, instituições de ensino superior como universidades e outras secretarias estaduais. Juntas, essas entidades têm trabalhado de forma coordenada em uma série de iniciativas, desde a agilização dos processos judiciais que envolvem crimes até o desenvolvimento de programas educacionais e de pesquisa focados na prevenção da violência e na reinserção social.

Esse esforço colaborativo também inclui a realização de operações integradas de segurança, compartilhamento de inteligência e a implementação de políticas públicas baseadas em evidências científicas para combater as causas profundas da criminalidade. A cooperação entre a Secretaria de Segurança e estas instituições não apenas amplia os recursos disponíveis para enfrentar o crime, mas também promove uma abordagem mais holística e eficaz na construção de uma sociedade mais segura e justa no Piauí.


Eficácia Operacional: Aumento nas Prisões em Flagrante e Ações Investigativas

Um indicador chave do fortalecimento da segurança pública no Piauí é o significativo aumento no número de prisões em flagrante realizadas pelas forças policiais. Este crescimento é resultado direto da maior presença policial nas ruas e do uso eficiente de recursos de inteligência para monitorar e intervir em atividades criminosas. A capacidade ampliada de realizar operações baseadas em informações precisas tem permitido às autoridades agir de maneira proativa, não apenas detendo indivíduos em flagrante delito, mas também desmantelando redes criminosas que operam no estado. Este aumento nas prisões contribui significativamente para a sensação de segurança da comunidade, desencorajando potenciais infratores.

Além disso, houve um aumento substancial no número de inquéritos iniciados e de mandados de busca e apreensão executados (veja quadro demonstrativo). Esse avanço reflete a eficácia das investigações conduzidas pelas autoridades policiais, evidenciando um esforço concentrado em não apenas responder a crimes já cometidos, mas também em prevenir futuras ocorrências criminosas. A implementação de tecnologias avançadas de análise de dados e o aprofundamento da cooperação interagência têm sido fundamentais nesse processo, permitindo uma análise mais abrangente e precisa das tendências criminais, o que, por sua vez, facilita a identificação e a captura de suspeitos. Essas ações, combinadas com o aumento no efetivo policial e na capacitação, reforçam a capacidade do estado do Piauí de garantir a ordem pública e a segurança de seus cidadãos.


Blitz de Segurança: Impacto e Resultados no Piauí

As operações de blitz realizadas no Estado do Piauí têm se mostrado uma ferramenta eficaz na prevenção e combate à criminalidade, além de contribuírem significativamente para a segurança no trânsito. Estas operações, conduzidas em locais estratégicos e horários variados, visam não apenas a fiscalização de veículos e condutores, mas também a identificação e apreensão de armas, drogas e a recuperação de veículos roubados.

Os resultados dessas blitzen são notáveis, com um número expressivo de armas de fogo e substâncias ilícitas apreendidas, além da captura de indivíduos procurados pela justiça. Além disso, as blitzen têm um efeito dissuasório, reduzindo a incidência de crimes e infrações de trânsito, ao mesmo tempo em que aumentam a sensação de segurança entre os cidadãos. A frequência e a efetividade dessas operações refletem o comprometimento das forças de segurança do Piauí em manter a ordem pública e proteger a população, consolidando a estratégia de segurança pública integrada e proativa adotada pelo estado. Houve uma diminuição significativa de registros de acidentes, lesões e mortes ao volante por causa das ações oriundas do trânsito. Centenas de pessoas foram presas após constatação de posse de aparelhos celulares furtados e roubados quando apresentavam nas blitzen.


Desafios e Futuro da Segurança no Piauí

Apesar dos resultados positivos, o desafio de manter e melhorar os índices de segurança continua. O governo do estado planeja novas iniciativas, incluindo o aumento do número de câmeras de vigilância em locais estratégicos e o desenvolvimento de sistemas de análise preditiva para prevenir o crime antes que aconteça.

A Segurança Pública no Estado do Piauí está passando por uma revolução, com uma combinação de investimentos estratégicos, inovação tecnológica e participação comunitária e organizacional. Os resultados até agora são promissores, transformando o estado em um exemplo de como políticas públicas eficientes e modernização podem criar ambientes mais seguros para todos. O compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da população piauiense sinaliza um futuro ainda mais promissor na luta contra a criminalidade servindo, inclusive, como referência para o Brasil.

Veja a entrevista do governador Rafael Fonteles e o secretário de segurança Francisco Lucas no Piauí Cast:

 

Veja abaixo os infográficos sobre o balanço das ações da segurança pública do Piauí nos últimos 12 meses:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar