Início » Acadepol do Piauí eleva a segurança pública com excelência em formação e ações inovadoras

Acadepol do Piauí eleva a segurança pública com excelência em formação e ações inovadoras

por Editoria Delegados

PI: Nos últimos 13 meses, a Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), sob a gestão da delegada Anamelka Albuquerque, testemunhou avanços significativos através da execução de cursos de formação e outras ações estratégicas que fortaleceram a segurança pública no estado.

 

Nos últimos 13 meses, a Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), sob a gestão da delegada Anamelka Albuquerque (imagem) testemunhou avanços significativos através da execução de cursos de formação e outras ações estratégicas que fortaleceram a segurança pública no estado. Este período marcou e ainda marca uma nova era na preparação e capacitação de profissionais da segurança, firmando a Acadepol como um centro de excelência na formação policial.

No início de 2023, a Acadepol realizou a aula inaugural do Curso de Formação para delegados, agentes e peritos, destacando a importância dessa capacitação para a atuação eficaz na investigação e no acolhimento humanitário à população e produção de policiais altamente qualificados. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e enfatizou a necessidade de um serviço público voltado para resultados tangíveis à sociedade​​.

Dr Marcelo Castelo Branco (coordenador) e Dra Anamelka Albuquerque (diretora)

Um dos momentos marcantes sob a administração de Anamelka Albuquerque foi a nomeação de 102 novos agentes públicos que concluíram o Curso de Formação. Esta nomeação, anunciada pelo governador Rafael Fonteles, pelo secretário de segurança Chico Lucas e o delegado-geral Lucy Keiko, representou um dos maiores reforços à Polícia Civil do Piauí em termos de pessoal, em uma única ocasião. Os profissionais formados incluíram delegados, agentes, escrivães, peritos criminais e peritos médico-legais, todos distribuídos pelo interior do estado para fortalecer a presença policial nas regiões mais necessitadas​​.

Além das atividades de formação regular, a Acadepol do Piauí também concluiu a primeira turma do curso de formação de 2023 com uma palestra sobre Administração Pública, reforçando a importância da gestão eficiente dentro do contexto da segurança pública​​. Este enfoque na administração pública dentro dos cursos de formação destaca o compromisso da Acadepol com uma abordagem eficiente na preparação dos futuros profissionais da Polícia Civil, preparando-os não apenas em habilidades técnicas, mas também em competências gerenciais e humanísticas.

Sob a direção de Anamelka, a Acadepol tem enfatizado a interoperabilidade e o diálogo entre as forças de segurança e demais órgãos públicos. Este enfoque é parte de uma visão mais ampla de modernização e dinamização da segurança pública, que visa não apenas melhorar a estrutura física e os processos internos, mas também preparar os policiais civis para atuarem dentro de uma nova realidade, mais integrada e eficaz​​.

Dentro dessa perspectiva, é preciso destacar os serviços prestados pelos servidores da Acadepol: policiais civis Msc. Dr. Marcelo Castelo Branco, Joelma Leal, Juliana Vieira e Mayara Luz, que desenvolvem excelentes ações nas áreas de direito, doutrina policial, pedagogia, planejamento, aperfeiçoamento, preservação, aprimoramento, atividades docentes e discentes, execução de cursos, elaboração e execução de projetos e convênios com outras entidades.

A Acadepol da Polícia Civil do Piauí, implementou um currículo inovador e abrangente, que incluiu desde fundamentos básicos da prática policial até módulos avançados em investigação criminal, técnicas de interrogatório, uso proporcional da força, defesa social, estudo dos direitos e garantias das minorias e vulneráveis e Direito.

Além disso, a Academia de Polícia Civil do Piauí ampliou suas parcerias com instituições de ensino e organizações para trazer o que há de mais avançado em termos de metodologias e tecnologias de segurança pública. O impacto dessas iniciativas foi significativo, resultando em uma melhoria notável na qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil do Piauí, tanto em termos de eficiência operacional quanto da melhoria de conhecimento e de proximidade com a comunidade.

Esses avanços reforçam o compromisso do estado com uma segurança pública moderna, eficaz e alinhada com os princípios dos direitos humanos, preparando seus agentes para enfrentar os desafios contemporâneos da criminalidade. A valorização dos profissionais de segurança tem sido uma prioridade, com programas de treinamento avançado e a implementação de políticas de promoção baseadas no mérito, buscando não apenas aprimorar as habilidades policiais, mas também motivá-los na sua missão diária de proteger a população e reprimir os crimes.


Anamelka (diretora da Acadepol do PI), Chico Lucas (secretário de segurança do PI com formando, governador Rafael Fonteles e delegado-geral Lucy Keiko

O reconhecimento do serviço produzido pela delegada Anamelka foi destaque nacional com sua aprovação, na categoria gestão, através do Observatório Social do Portal Nacional dos Delegados, para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil em 2023, alcançando 6 aprovações nos últimos censos. Confira: Anamelka Albuquerque é, pela 7ª vez seguida, uma das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2023.

 

Veja abaixo a produtividade da Acadepol do Piauí nos últimos 12 meses:

 

 

 

 

 

 

 

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social
 

você pode gostar