Início » Corregedoria da Polícia Civil do Piauí avança e alcança resultados surpreendentes

Corregedoria da Polícia Civil do Piauí avança e alcança resultados surpreendentes

por Editoria Delegados

O delegado Alfredo Cadena Júnior foi nomeado Corregedor Geral da Polícia Civil do Piauí em janeiro de 2023 e vem demonstrando avanços expressivos nas suas ações de fiscalização e no processo administrativo disciplinar. Com uma vasta experiência acumulada ao longo de 22 anos de serviço na Polícia Civil, Cadena trouxe uma abordagem renovada para a gestão da Corregedoria, visando não apenas a punição quando se constatam atos indisciplinares, mas também a prevenção de atos indisciplinares dentro da corporação como meio profilático.

Na sua gestão, a Corregedoria intensificou a apuração de condutas indevidas e instaurou processos administrativos disciplinares visando garantir a integridade e a eficiência do serviço policial. A estrutura organizacional da Corregedoria, inclui seções especializadas como Consultoria e Assessoramento, Correição e Inspeção, e Processo Administrativo e Disciplinar, facilitando uma atuação mais abrangente e especializada na apuração de irregularidades.

A nomeação de Cadena Júnior reflete o compromisso do governo estadual, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, do secretário de segurança Chico Lucas e do delegado-geral Lucy Keiko, em promover uma gestão arrimada na transparência, eficiência e na promoção de uma cultura de integridade dentro das forças policiais. A escolha de Cadena, dada sua ampla experiência em diversas funções dentro da Polícia Civil, desde a coordenação de flagrantes até a gestão interna na Secretaria de Segurança Pública, sinaliza uma ênfase na capacidade de liderança e no conhecimento aprofundado dos desafios internos da corporação.

Essas ações, inseridas dentro de um contexto mais amplo de reestruturação e modernização da Polícia Civil do Piauí, demonstram um esforço contínuo do estado em fortalecer a segurança pública através de uma gestão qualificada e de práticas administrativas sólidas, assegurando que a atuação policial esteja sempre alinhada aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O reconhecimento do serviço produzido pelo delegado Cadena foi destacado pelo Observatório Social do Portal Nacional dos Delegados. Cadena coleciona 7 aprovações na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, nas categorias investigação e gestão, nos Censos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Veja abaixo os resultados da Corregedoria da Polícia Civil do Piauí no últimos 12 meses:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar