Início » Prevenção: Trânsito

Prevenção: Trânsito

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS





Cinto de segurança

Use sempre o cinto. Ele protege a sua vida, impedindo que você seja atirado contra o vidro e evitando que você sofra grandes impactos.

Crianças

As crianças só devem viajar no banco traseiro do veículo, utilizando o cinto de segurança. Nunca dirija com crianças no colo. Não deixe as crianças colocarem mãos, braços e cabeças para fora do carro.

O carro

Faça revisões periódicas em seu veículo. Mantenha os pneus em bom estado de conservação e devidamente calibrados. Preste atenção às luzes indicativas no painel do veículo, principalmente a que informa sobre o sistema de freios. Mantenha sempre os equipamentos de segurança (extintor de incêndio, triângulo e macaco) no veículo e vistorie-os periodicamente, fazendo a manutenção quando necessário.

Velocidade

Respeite os seus limites e os limites de velocidade. Mantenha distância dos demais veículos. Nunca ultrapasse pela direita. Evite parar nos acostamentos.

Bebida

Não beba antes de dirigir. O álcool afeta a visão, o comportamento e os reflexos do motorista.

Na condução

Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite. Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista. Separe antes o valor da passagem, para não mostrar seu dinheiro na hora de pagar a condução. Evite viajar em vagões vazios do metrô ou trem, principalmente à noite. Procure não entrar ou sair do metrô em estações com corredores muito grandes. Sendo possível, use as estações com acessos rápidos e curtos. Dentro da condução, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

Com o carro

Onde você estiver, tome cuidado com seu carro: Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que seja por 1 minuto apenas. As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do carro. Procure deixar seu carro em estacionamento vigiado e de sua confiança. Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, etc. dentro do carro.

PCDF

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar