MINAS GERAIS
Juiz de Fora inaugura 3a Risp
levará maior segurança a 86 municípios
MINAS GERAIS
Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, inaugurou ontem um importante mecanismo de potencialização do combate à criminalidade: a sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O novo espaço, localizado no bairro Nova Era, na região Norte, foi entregue pelo vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e pelo secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e contou com as presenças do chefe da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Marco Antônio Monteiro de Castro; do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana; do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Antônio de Mattos; entre outras autoridades estaduais, regionais e do município.
A Risp tem como meta promover a articulação estratégica da atuação de bombeiros, policiais civis e militares, otimizando o trabalho e os recursos das corporações e levando maior segurança à população. O local faz parte do projeto de integração dos órgãos do Sistema de Defesa Social que, reunidos num único espaço, compartilham informações e elaboram ações conjuntas.
Esta é a terceira sede de Risp inaugurada em Minas Gerais (a primeira fica em Belo Horizonte e a segunda em Uberlândia) e custou R$ 9,9 milhões (construção e aparelhamento).
A partir de agora, estão no mesmo espaço físico os comandos da 4ª Região da Polícia Militar, o 4º Departamento de Polícia Civil e o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, chefiados, respectivamente, pelo coronel PM Anselmo Fernandes da Silva, o delegado Cristino Domingos Ribeiro e o tenente coronel BM Rodney Magalhães.
Integração
A 4ª Risp, formatada em 2006, integra o nível estratégico de organização. Ela é estruturada em quatro Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisp), em nível de Batalhão de Polícia Militar, de Companhia PM Independente e Delegacia Regional de Polícia Civil, que compõem o nível tático, e 38 (trinta e oito) Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), em nível de Cia PM, Pelotão PM e Grupo PM, e Delegacias de Polícia Civil (Depol), compondo o nivel operacional. Estão sob responsabilidade da Risp 86 municípios da região.
A construção da Risp converge na efetiva integração das ações de Defesa Social no âmbito do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo uma filosofia de atuação dos órgãos envolvidos que vai desde o atendimento ao cidadão até o efetivo controle das ações das polícias e Bombeiros.
Essa integração inclui planejamento, controle, supervisão, monitoramento corretivo (corregedorias) e avaliação das políticas de segurança.
Direitos Humanos
O secretário Maurício Campos aproveitou a visita à cidade para prestigiar o Curso de Direitos Humanos para Agentes Penitenciários e Socioeducativos, que acontece desde a semana passada no Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Nova Califórnia. Hoje será formada a segunda turma (a primeira foi na semana passada), totalizando 150 agentes capacitados das Penitenciárias Ariosvaldo Campos Pires e José Edson Cavalieri, do Centro de Remanejamento Provisório de Juiz de Fora (Ceresp-JF), do Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, da Casa do Albergado José Alencar de Rochedo e do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora.
Imprensa Oficial MG
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social