Início » Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública abre II Congresso Nacional dos Delegados de Polícia em MS

Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública abre II Congresso Nacional dos Delegados de Polícia em MS

por Editoria Delegados

MS: O Delegado de Polícia de Pernambuco, Romano José Carneiro da Cunha Costa, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública,

O Delegado de Polícia de Pernambuco, Romano José Carneiro da Cunha Costa, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, realizou a palestra magna de abertura do II Congresso Nacional dos Delegados de Polícia em MS, que teve início na noite desta quinta-feira (30), em Bonito (MS). O evento segue até esta sexta-feira (31) e é realizado em parceria pela Adepol do Brasil e Adepol-MS.

Romano Costa abordou o tema do “Fortalecimento da Polícia Judiciária e da Investigação Policial como Instrumentos Eficazes para Repressão da Criminalidade no Brasil”. Ele enfatizou a necessidade de uma perspectiva estratégica para enfrentamento do crime organizado. “Precisamos de um planejamento estratégico da segurança pública do País, com ações integradas de inteligência e de dados de base. A ciência de dados, hoje, é essencial para qualquer serviço público”, diz.

O debate foi presidido pela presidente da Adepol-MS, Delegada de Polícia Aline Gonçalves Sinnott Lopes. “Estamos muitos felizes em sediar este grande evento e receber a todos os colegas que vieram de várias partes do País, nos prestigiar. Uma excelente oportunidade para a congregação e a troca de experiências, além de nos aprimorarmos com debates e temas muito relevantes para a nossa categoria”, afirma a presidente.

A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivana David, também palestrou no primeiro dia do evento. Ela abordou o tema “Relevância da Investigação Policial para Formação da Prova Digital no Processo Penal”. Dra. Ivana David destacou a importância da tecnologia a favor da garantia de provas. “Hoje temos muitos dispositivos eletrônicos que são meios para a garantia de provas, como os smartwatches e assistentes pessoais virtuais, por exemplo. Essas provas tecnológicas são importantes ferramentas para a polícia judiciária na obtenção de provas, asseguradas pelo Código de Processo Penal”, explica.

O presidente da Adepol do Brasil, Rodolfo Queiroz Laterza, que presidiu a mesa, falou da atuação da instituição e destacou a importância do evento. “Nosso objetivo é proporcionar a troca de experiências voltadas à proteção da sociedade, ao enfrentamento da criminalidade organizada, com a intenção de uma consolidação nos padrões de atuação, de forma a amparar as autoridades policiais no exercício das suas funções”, explica.

Congresso – O evento reúne delegados de polícia de todo o país com o objetivo de proporcionar um aperfeiçoamento técnico-jurídico para a categoria, com debates e discussões com especialistas renomados abordando, além dos aspectos mais importantes da legislação penal e processual penal, temas atuais do direito criminal.

Adepol MS

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar