Início » Delegados pedem análise de manual sobre Polícia

Delegados pedem análise de manual sobre Polícia

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

JURÍDICO
Delegados pedem análise de manual sobre Polícia
documento defende teses claramente inconstitucionais

JURÍDICO

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) quer que o Ministério da Justiça e a Corregedoria-Geral da Polícia Federal façam uma análise jurídica do manual de controle externo da atividade policial editado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público.

O delegado Sandro Torres Avelar, presidente da associação, afirma em nota que o “documento defende teses claramente inconstitucionais”, que estão sendo discutidas em Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Na ADI 4.271, por exemplo, o argumento é o de que os poderes de investigação seriam de atribuição exclusiva dos delegados de polícia.

“Cabe aos delegados de Polícia Federal e demais integrantes da instituição a permanente resistência contra eventuais tentativas de subordinar a Polícia Federal ao Ministério Público”, finaliza o delegado na nota.

O manual

A reação se deu com a publicação, pela revista Consultor Jurídico, da notícia da edição do manual do controle das atividades da Polícia pelo Conselho de Procuradores-Gerais. O objetivo, de acordo com o documento, é tornar efetivo o controle da Polícia pelo Ministério Público, como determinou a Constituição Federal de 1988. O início desse processo, que foi aprovado em agosto de 2009, se dará com a capacitação dos integrantes do MP e com a criação de estatísticas em relação à produtividade e atuação da polícia.

O Ministério Público quer ter livre acesso às ocorrências registradas manualmente ou em sistemas eletrônicos e também às informações sobre as providências adotadas pela Polícia Judiciária, para ter um controle sobre as investigações policiais.

O manual elaborado pelo grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais para adequar os procedimentos de controle da polícia enumera alguns problemas encontrados: descentralização extrema do trabalho e das prisões; falta de especialização de quem cuida do inquérito policial e dos titulares da Polícia Judiciária Militar; solução administrativa ou informal de crimes; necessidade de acompanhamento da atuação das corregedorias e o controle de armas e munições pelo Exército.

Outra ideia aprovada pelo grupo de estudos foi a coleta mensal de dados da atividade policial em todo país, para analisar a produtividade, conhecer os custos e planejar as ações do MP. Entre os dados que serão coletados estão o número de ocorrências registradas, os autos de prisão em flagrante e número de inquéritos instaurados.

Leia a nota da Associação:
Brasília, 17 de fevereiro de 2010

NOTA DA ADPF

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal — ADPF, considerando a edição de Manual de Controle Externo da Atividade Policial pelo Conselho Nacional dos Procuradores‐Gerais do Ministério Público, espera do Ministério da Justiça e da Direção‐Geral da Polícia Federal, notadamente, por parte da Corregedoria‐Geral da Polícia Federal, seja feita a necessária análise jurídica de seu conteúdo, a fim de prevenir e impedir interferências indevidas na atividade policial.

O documento defende teses claramente inconstitucionais que são objeto da ADI 4271 e da ADI 4305 junto ao Supremo Tribunal Federal, sobretudo, por usurpar a competência legislativa do Congresso Nacional e atribuições da Polícia Judiciária.

A negativa do direito de representação pela Autoridade Policial e a tese de que o Ministério Público é titular privativo da capacidade postulatória para adoção de medida judicial preventiva ou cautelar, além da tramitação do inquérito policial apenas entre Polícia e Ministério Público são exemplos do modelo de subordinação da investigação à acusação, que se deseja implantar a força no Brasil e, infelizmente, serve apenas para alimentar rusgas entre as instituições, segmentando‐as ainda mais, prejudicando, com isso, os trabalhos de persecução criminal e o interesse da sociedade.

Cabe aos Delegados de Polícia Federal e demais integrantes da instituição a permanente resistência contra eventuais tentativas de subordinar a Polícia Federal ao Ministério Público.

Sandro Torres Avelar
Presidente da ADPF

conjur

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar