Início » Delegado Monteiro sai da Deic de SC após 9 anos de Divisão

Delegado Monteiro sai da Deic de SC após 9 anos de Divisão

por Editoria Delegados

Policial vai atuar na Delegacia de Palhoça (SC)

 

 

Após nove anos a frente da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), o delegado Cláudio Monteiro deixou a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis (SC). Ele irá atuar na Delegacia de Palhoça.

 

A saída foi confirmada pelo próprio Monteiro nesta quarta-feira. Segundo ele, o motivo são mudanças administrativas que estão sendo feitas pela direção da Deic, além de questões pessoais.

 

— Conversei com o Akira (diretor da Deic, Akira Sato), estão sendo feitas mudanças administrativas, remanejamento de equipes e concordei em sair. Está tudo tranquilo — disse Monteiro, que estava desde 2005 na DRE, onde comandou grandes investigações no combate ao tráfico de drogas no Estado.

 

Monteiro descartou a saída com qualquer relação a fatos anteriores como os episódios das diárias ou a investigação sobre o caso dos ferrosos.

 

Em 2012, Monteiro foi exonerado da direção da Deic pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e passou a atuar apenas na DRE. O motivo, segundo a SSP, envolveu o recebimento de diárias de uma operação que não participou. Na época, o delegado afirmou que houve erro administrativo e devolveu as diárias indevidas.

 

O episódio resultou numa crise na segurança pública catarinense. Na visão de alguns policiais, Monteiro perdeu a direção da Deic por razões políticas e a investigação sobre desvio de peças (caso dos ferrosos) do complexo da SSP, que vinha comandando desde o final de 2011. O inquérito dos ferrosos acabou sendo arquivado na Justiça.

 

“Rotatividade é saudável”, diz delegado-geral

 

Procurado pelo DC, o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, disse que a saída de Monteiro da Deic faz parte de uma rotatividade de policiais.

 

— Vai (sair) sim. Mas sem traumas. A rotatividade em especializadas é saudável — disse o delegado-geral.

 

Diário Catarinense

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar