Início » Polícia Civil de SP devolve arma e distintivo a delegado, youtuber e deputado Da Cunha: ‘sentimento de Justiça’

Polícia Civil de SP devolve arma e distintivo a delegado, youtuber e deputado Da Cunha: ‘sentimento de Justiça’

por Editoria Delegados

SP: Ele comemorou a devolução nas redes sociais, onde acumula milhões de seguidores. Há dois anos, Da Cunha precisou entregar a arma e se afastar das ruas por dizer publicamente que existem ‘ratos’ na polícia.

 Delegado Da Cunha comemorou a devolução do distintivo e funcional nas redes sociais

O deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP), que ficou conhecido como youtuber e delegado Da Cunha, recuperou a arma, o distintivo e a carteira funcional da Polícia Civil. Antes de ser eleito parlamentar, ele teve que entregar os itens e se afastar das ruas por dizer publicamente que existem ‘ratos’ na corporação. Ele permanece afastado do cargo policial.

“O sentimento é de Justiça. Minha carreira como delegado de polícia e todo o trabalho limpo que desempenhei ao longo de quase duas décadas foram colocados em dúvida por acusações orquestradas e que, ao longo do processo, se mostraram frágeis e inócuas”, disse em entrevista ao g1.

O delegado de Santos, no litoral de São Paulo, alegou que foi vítima de perseguição política, se referindo à antiga gestão do Estado de São Paulo. Ela ainda agradeceu o atual governo. “Esta decisão do governo do estado restabelece a verdade e coloca um ponto final neste triste episódio”, enfatizou.

Da Cunha também comemorou a devolução dos itens nas redes sociais, onde acumula milhões de seguidores. “Para quem falou que o negão tinha sido demitido”, disse, em um vídeo postado no Instagram.

Ainda na publicação, Da Cunha enfatizou que está afastado do cargo na Polícia Civil apenas para atuar como deputado federal. Ele explicou que a carteira funcional foi restituída e a pistola 9 mm devolvida por decisão administrativa do delegado-geral de São Paulo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que, conforme a Lei Complementar nº 207/79, a competência para recolher ou restituir a arma, funcional e distintivo de policiais civis é exclusiva do delegado-geral de Polícia. Desta forma, nenhuma autorização ou manifestação adicional é necessária.

“A revogação dessa medida cautelar não afeta o andamento do processo disciplinar em curso contra o referido policial. Além deste, o agente responde a outros dois processos disciplinares que são analisados de acordo com as determinações da Lei Orgânica da Instituição”, diz a nota, informando ainda que os resultados dos processos serão publicados no Diário Oficial do Estado.

O delegado Carlos Alberto da Cunha começou a fazer sucesso na internet com vídeos que mostram operações policiais e o dia-a-dia dos agentes. Em 2020, ele confessou publicamente que encenou o vídeo do flagrante de um sequestro em uma comunidade da capital paulista.

Em 2021, ele relatou em seu canal no YouTube que tinha sido afastado das ruas e teve que entregar as armas e distintivo por conta de uma declaração feita durante participação em um podcast com o vereador e ex-PM Gabriel Monteiro (PSD).

Na ocasião, ele falou “que há grande corrupção no alto escalão da PM do Rio de Janeiro”. Em seguida, ele falou que há ratos dentro da Polícia.

Ainda em 2021, ele pediu licença de dois anos da Polícia Civil e, pouco tempo depois, confessou publicamente que encenou o vídeo do flagrante de um sequestro em uma comunidade da capital paulista, em julho de 2020.

No ano passado, ele foi eleito deputado federal por São Paulo, sendo o 24ª candidato mais votado. Da Cunha contabilizou 181.568 votos pelo Progressistas.

g1 em 1 Minuto Santos

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar