Início » Autorização publicada para o concurso de delegado de polícia de Alagoas; edital em 2022!

Autorização publicada para o concurso de delegado de polícia de Alagoas; edital em 2022!

por Editoria Delegados

AL: Serão ofertadas 40 vagas!

Foi publicada a autorização para realização do próximo Concurso Delegado AL. Após parecer favorável da ASSESP, aprovado pela Procuradoria Geral do Estado, o certame finalmente foi autorizado.

São previstas 40 vagas iniciais para o cargo de Delegado de Polícia Civil AL. A publicação do edital é prevista ainda para o início de 2022, mas é importante ressaltar que, para isso ocorrer, outras etapas ainda precisam ser cumpridas, como a instituição da comissão e a definição da banca organizadora.

  • Concurso Delegado AL
  • Status: autorizado
  • Banca: a definir
  • Vagas: 40
  • Salário inicial: a definir
  • Link do último edital: Delegado AL-2012

Em nova live realizada nas redes sociais em 6 de janeiro de 2022, o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques, anunciou que o edital do concurso Delegado AL deve ser publicado ainda no início deste ano de 2022.

A publicação do edital do concurso Delegado AL estava prevista para o último bimestre de 2021, mas teve ser reprogramada por questões orçamentárias, devido ao contingenciamento da LC n.º 173/2020.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura e tenha acesso ilimitado* aos cursos para Delegado de Polícia.

 

Concurso Delegado AL: situação atual

Após parecer favorável da ASSESP, aprovado pela Procuradoria Geral do Estado, foi publicada a autorização para realização do próximo Concurso Delegado AL.

Requisitos

Para o cargo de Delegado, o candidato deverá apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Atribuições do Cargo

O Delegado terá que executar atividades de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração da polícia judiciária, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

Salários e Benefícios

De acordo com o SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo), o estado de Alagoas (PC AL) ocupa o terceiro lugar no Ranking Salarial com remuneração de R$ 20.994,97.

Último concurso Delegado AL

O último concurso Delegado AL foi realizado em 2012, sob organização da banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 400 vagas, distribuídas aos cargos:

Delegado – 40
Escrivão – 120
Agente de Polícia – 240
Etapas de provas do último concurso Delegado AL

Prova objetiva

As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Delegado tiveram a duração de 5 horas. Para o cargo de Escrivão e Agente de Polícia tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos.

Conhecimentos Básicos para todos os cargos – 50 questões:

– Língua Portuguesa
– Noções de Informática
– Conhecimentos Específicos – 70 questões:

DELEGADO:

– Direito Constitucional
– Direito Administrativo
– Direito Penal
– Direito Processual Penal
– Direito Civil
– Legislação Complementar
– Medicina Legal
– Prova Discursiva

A prova discursiva para o cargo de Delegado de Polícia teve o total de 30,00 pontos e consistiu em três questões, de 10,00 pontos cada, que foram respondidas cada uma em até 20 linhas, relacionadas às seguintes áreas de conhecimento: direito penal, direito processual penal e direito constitucional.

Teste de Aptidão Física

Os testes físicos foram compostos pelas seguintes etapas:

Teste Dinâmico de barra fixa (somente sexo masculino): mínimo de 3 repetições

Teste Estático de barra (somente sexo feminino): suspensão mínima de 10 segundos

Teste de flexão abdominal – repetição mínima de:

– 36 repetições (sexo masculino)
– 27 repetições (sexo feminino)

Teste de corrida de 12 minutos – distância mínima a ser percorrida:

– 2.400 metros (sexo masculino)
– 1.800 metros (sexo feminino)

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica consistiu na aplicação e na avaliação de baterias de testes e instrumentos psicológicos científicos, que permitiram identificar a compatibilidade de aspectos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo, visando verificar, entre outros:

a) habilidades específicas como capacidade de atenção e memória adequadas, dentre outras;

b) inteligência adequada;

c) características de personalidade como estabilidade emocional, responsabilidade, disciplina, dentre outros;

A avaliação psicológica avaliou também as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo como, por exemplo, agressividade inadequada, instabilidade emocional exacerbada, dentre outras. Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou não inapto.

Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos valeu 3,50 pontos, sendo que somente foi aceito 1 título para cada uma das categorias (Doutorado, Mestrado e Especialização).

– Título Valor de cada título
– Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área do Direito. 2,00
– Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado. 1,00
– Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área do Direito. 0,5
– Total máximo de pontos 3,50
– Tabela de Títulos do concurso Delegado AL


Investigação Social

Foram convocados para realizar a investigação social todos os candidatos aprovados na avaliação psicológica. Todos os candidatos foram submetidos, pela Polícia Civil, à investigação social e de conduta pessoal, de caráter eliminatório, que se estendeu da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

Caso constatados antecedentes criminais de candidato às vagas do concurso, a Policia Civil enviou a documentação comprobatória de tal situação à Comissão do Concurso.

Exames Médicos

Os exames médicos tiveram caráter eliminatório e o candidato foi considerado apto ou inapto. Os exames médicos objetivaram aferir se o candidato gozava de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios físicos a que foi submetido quando da realização da prova de capacidade física e do Curso de Formação Policial e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Curso de Formação

Os candidatos classificados na primeira etapa, dentro do número de vagas, foram convocados para o Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório, exigido para o cargo a que tenha se
habilitado, que teve currículo e duração variáveis, de conformidade com as atribuições e responsabilidades inerentes a cada categoria funcional, com duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

PC AL: Nota de Corte

CARGO CLASSIFICAÇÃO NOTA DE CORTE

Delegado 40º 129.52

Nota de Corte

Provas e gabaritos do Concurso PC AL (2012)

Delegado: Prova– Gabarito

PC AL: Concorrência

CARGO CONCORRÊNCIA

Delegado 8.651 inscritos, média de 216 por vaga

Ficha do concurso Delegado AL

Informações sobre o concurso Delegado AL

►Vagas: 40
►Cargos: Delegado de Polícia
►Lotações: Alagoas
►Banca: a definir
►Escolaridade: Bacharelado em Direito
►Último Edital: Edital PC AL 2012

Gran Concursos

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar