Início » Delegados Federais ministram curso sobre crimes cibernéticos para juízes federais

Delegados Federais ministram curso sobre crimes cibernéticos para juízes federais

por Editoria Delegados

O evento, realizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), aconteceu na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF.

Delegados de Polícia Federal ministraram palestras sobre técnicas de investigação policial e combate à lavagem de dinheiro e crimes cibernéticos no Curso de Qualificação Profissional para os Juízes Federais – Enfoque na Área Criminal no último dia 05. O evento, realizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), aconteceu na Academia Nacional de Polícia, em Brasília/DF.

 

O Delegado Federal e coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Roberto Biasoli, falou sobre os caminhos que precisam ser percorridos na busca de documentos e dados em outros países e fez uma exposição sobre os trabalhos e os resultados obtidos pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

 

O Delegado Federal José Augusto Versiani explicou quem são os cibercriminosos, quais as vulnerabilidades que exploram, como se proteger desses ataques e as dificuldades no combate ao cyber crime. “Eles são usualmente movidos por ganhos financeiros ou ativismo. Os ativistas são manipulados por criminosos, que criam uma cortina de fumaça para intrusão em um sistema. Existem quadrilhas organizadas em vários estados, como São Paulo, Ceará, Maranhão e Pará”, informou Versiani.

 

O Delegado Federal Rodrigo Carneiro falou sobre técnicas de investigação criminal. Ele destacou a importância da troca de informações entre policiais e magistrados e indicou os caminhos para a busca de documentos necessários aos processos nas superintendências da Polícia Federal nos estados. Defendeu também a transparência nos dados apurados quando se tratar de crimes contra o patrimônio público.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Ajufe e ADPF

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar