Início » Delegado diz que está tirando dinheiro do próprio bolso para alimentar os preso

Delegado diz que está tirando dinheiro do próprio bolso para alimentar os preso

por Editoria Delegados

MT: Gutemberg reclama que não há infraestrutura para manter detentos em sua delegacia

 

Sem recursos financeiros do Estado para alimentar presos detidos na Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Vila Rica, no Mato Grosso, o delegado Gutemberg Almeida sustenta do próprio bolso três homens e três mulheres – uma delas grávida. A prisão é provisória. Almeida classifica ainda o encarceramento como irregular. Todas as pessoas presas, desde que a Cadeia Pública foi fechada em 2013, ficam detidas na delegacia aguardando uma vaga no sistema prisional. Às vezes, a espera dura meses.

 

Falta de infraestrutura.

 

No entanto, o que mais incomoda a equipe de investigadores é o fato do governo do Mato Grosso não disponibilizar recursos para a alimentação dos presos e nem fornecer transporte para cadeias em outras cidades ou mesmo uma estrutura física adequada para mantê-los na delegacia. Durante todo o tempo que passam no local, eles não veem o Sol, pois a unidade não tem condição de liberá-los para um páteo.

 

A situação já foi comunicada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, mas, até o momento, nenhuma resposta foi obtida pelo delegado. Enquanto isso, Almeida gasta aproximadamente 200 reais por mês com alimento para os presos. Ele cozinha em casa e leva a alimentação aos detidos. Os familiares e empresários donos de restaurantes também contribuem. O delegado revelou ainda que os policiais arriscam a própria vida para transportar os presos. Disse também que no dia em que há o transporte dos presos as investigações dos crimes são interrompidas, pois a ação mobiliza toda a equipe. (AG).

 

O Sul

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar