Início » 14 Erros que os Concurseiros devem evitar!

14 Erros que os Concurseiros devem evitar!

por Editoria Delegados

É importante também observar critérios como vocação, afinidade, formação escolar…

 

Erro#1. Escolher concurso pelo salário e pelo número de vagas

Essa atitude acaba frustrando muitos candidatos. É importante também observar critérios como vocação, afinidade, formação escolar e experiência.

 

Erro#2. Não ler o edital

Esse é o equívoco mais comum. Porém, todas as informações da seleção estão apresentadas no edital, como conteúdo programático, datas das avaliações, a distribuição dos pontos, ou seja, tudo sobre o concurso.

 

Erro#3. Priorizar o estudo das matérias mais fáceis

É um erro comum entre os candidatos menos experientes. O candidato deve estudar com a mesma intensidade todas as disciplinas, inclusive aquelas das quais gosta menos.

 

Erro#4. Amizades e baladas

Se o candidato continuar apenas com a vida de baladas e as amizades de balada, que somente lançam convites para bares e noitadas, certamente terá muita dificuldade para dar continuidade aos seus objetivos. Durante a preparação para concursos são necessárias novas atitudes, para que o foco da aprovação não seja desviado, e o candidato não seja prejudicado.

 

Erro#5. Não simular as condições do concurso

É eficiente a resolução de simulados on-line e resolução de concursos anteriores, verificando o tempo que gasta para resolver cada questão.

 

Erro#6. Esquecer itens obrigatórios na hora da prova

Esse é um erro recorrente, às vezes por falta de atenção ou até mesmo por ansiedade. É comum esquecer a caneta da cor exigida, o comprovante de inscrição, ou não usar materiais que não sejam transparentes na prova do Cespe, por exemplo.

 

Erro#7. Pensar que o curso preparatório sozinho vai aprová-lo

O candidato deve considerar que o ensino em cursinhos é importante, mas não basta. É preciso planejamento, dedicação intensiva, esforço, estudos, calma, foco e muita disciplina.

 

Erro#8. Deixar o estresse tomar conta

Participar de concurso público, às vezes, significa ter uma rotina muito estressante e cansativa. Porém, além de estabelecer horários para os estudos, é importante separar intervalos entre eles para relaxar.

 

Erro#9. Estabelecer meta irreal de horas de estudo por dia

O planejamento de estudos deve acompanhar o ritmo de aprendizagem de cada pessoa. O Importante é respeitar o próprio perfil.

 

ERRO #10. Não se preparar emocionalmente

Para evitar o “branco” e amenizar a ansiedade, é importante pensar positivo. Deve ser mantida a saúde física e psicológica, arrumando tempo para atividades físicas e mantendo um bom relacionamento familiar.

 

Erro#11. Ignorar qual é a empresa organizadora do concurso

Saber qual instituição irá ficar responsável pelo concurso é muito importante. Cada empresa tem uma maneira própria de realizar e organizar as provas.

 

Erro#12. Pular etapas

Apressa em ir direto para as questões mais difíceis compromete a evolução do candidato. De nada adianta começar a encarar questões “cabeludas”, sem compreender, em primeiro lugar, a base teórica da disciplina.

 

Erro#13. Revisão

Como o tempo de preparação até conquistar a aprovação pode ser longo, uma rotina de revisões é essencial para consolidar o aprendizado. O aluno pode produzir o seu próprio resumo para ajudar na revisão e na fixação do conteúdo.

 

Erro#14. Ser especialista em somente um assunto

O estudo do candidato a cargo público tem um objetivo claro: passar na prova. Assim, pouco estratégico é o candidato que aposta em livros não direcionados e perde tempo com o aprofundamento do conteúdo que não cai na prova.

 

“Balada e descontrole emocional são os maiores vilões dos concurseiros”

 

Especialistas apontam que muitos candidatos acabam eliminados por exagerar na diversão noturna e perder o controle emocional.

 

Qualquer candidato a enfrentar um concurso público está sujeito a cometer erros, que vão de baladas antes das provas até descontrole emocional, com direito a choro e mal-estar.

 

Atualmente, segundo dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), cerca de 12 milhões de pessoas disputam seleções por todo o Brasil. Ou seja, a sonhada vaga no serviço público já faz parte dos planos de muitas pessoas por todo o País, e evitar erros comuns é um dos primeiros passos em direção à aprovação.

 

Para o diretor do Curso França Junior, Luiz França Junior, alguns alunos ficam com o grau de confiança tão alto que acabam achando que ir para a balada não pode ser um fator prejudicial a ponto de eliminá-los do concurso. “É um erro ir para balada nos dias que antecedem a prova. O corpo fica cansado, a mente não consegue raciocinar direito”, enfatizou.

 

França Junior também lembrou que durante a preparação é preciso ter foco: “Tem que abrir mão de um pouco de entretenimento em prol do objetivo, que é passar”.

 

Outro erro que compromete 50% do resultado dos candidatos é o descontrole emocional, apontou França Junior. “Alunos acabam não conseguindo fazer a prova e marcam respostas erradas porque começam a chorar, passam mal, têm branco na hora da prova, tudo devido a esse descontrole”, explicou. Por isso, ele afirmou que sempre trabalha com seus alunos algumas dicas, para eliminar erros e alcançar a aprovação.

 

A diretora do curso preparatório Imperium/LFG, Samira Melo, também ressalta que concorrer a uma carreira pública exige preparo técnico e emocional.

 

A psicóloga Patrícia Pina destacou que a relação entre o equilíbrio emocional e o sucesso está em saber lidar com as emoções nos diversos âmbitos da vida. “Estudos comprovam que conquistar um emprego está ligado diretamente ao equilíbrio emocional, e não somente à qualificação técnica”, ressaltou Patrícia.

 

Samira Melo também lembra aos concurseiros de plantão para ficarem atentos a outros erros que prejudicam os candidatos. “Abandonar as atividades físicas, não resolver provas de concursos anteriores e desconhecer o perfil da banca organizadora são alguns dos erros que precisam ser observados por aqueles que querem uma vaga no serviço público”, disse.

 

“Erros são oportunidades de aprender”, diz especialista. Para seguir uma carreira pública é preciso, primeiro, ser aprovado em um concurso, e para isso é necessário estudo, planejamento, controle emocional, organização e até se privar de festas e baladas. E durante esse percurso alguns erros são cometidos pelos menos experientes e também pelos já graduados no assunto concurso.

 

A diretora do curso preparatório Imperium/LFG, Samira Melo, relatou que erros são oportunidades de aprendizado e melhores resultados nas próximas etapas: “É necessário encarar as reprovações e os erros como eventos comuns na vida, lembrando sempre que a persistência faz parte da trajetória de todo vencedor”.

 

Para evitar erros, Samira dá dicas: “É preciso uma rotina de estudo constante, progressivo e repetitivo, para assim o candidato alcançar o sucesso”, apontou.

 

A Gazeta Concursos

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar