Início » Advogada de uma das partes não pode depor em ação

Advogada de uma das partes não pode depor em ação

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

JURÍDICO
Advogada de uma das partes não pode depor em ação

JURÍDICO

{loadposition adsensenoticia}O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, concedeu liminar a uma advogada paulista intimada indevidamente a depor nos autos de uma ação rescisória em que atua como única advogada do réu. A ação corre no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP).

O ministro Carlos Alberto garantiu-lhe o direito de não depor. O entendimento foi baseado no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/94), com fundamento no artigo 7º, XXIX, da Constituição. A ainda no artigo 405, parágrafo 2º, III, do Código de Processo Civil, que impede de depor como testemunha o advogado que assiste ou tenha assistido as partes em ação judicial. O ministro transcreveu precedentes para demonstrar que a jurisprudência do TST já está pacificada nesse sentido.

Na iminência de sofrer constrangimento, uma vez que teria de prestar depoimento em audiência marcada para o dia 28 de julho, a advogada pediu, em Habeas Corpus preventivo, que lhe fosse assegurado o direito constitucional de não depor, “seja na qualidade de testemunha ou na forma de informante”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

HC-38921-57.2010.5.00.0000

conjur

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar