Início » STF permite que estado defina critérios de nomeação de chefe da polícia

STF permite que estado defina critérios de nomeação de chefe da polícia

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
10set10-juridico-stf-delegado-geral


JURÍDICO
STF: Estado define critérios de nomeação de chefe da polícia

JURÍDICO

{loadposition adsensenoticia}A escolha do diretor-geral da Polícia Civil de Goiás entre os delegados de carreira de “classe mais elevada” foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Em decisão majoritária, o tribunal rejeitou Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República contra a Lei estadual 11.438/1991, de Goiás. O relator foi o ministro Gilmar Mendes.

O entendimento majoritário do STF, porém, foi o de que a restrição não fere a Constituição, pois o parágrafo citado, ao se referir aos delegados de carreira, tem o objetivo de evitar que um cargo em comissão dessa importância seja ocupado por alguém de fora da corporação. “A própria Constituição não pode deixar de pressupor que a carreira é o desenvolvimento de atividades, de experiência”, disse o ministro Cezar Peluso, presidente do STF. “Caso contrário, um delegado em estágio probatório poderia ser chefe da Polícia Civil”.

A decisão modifica o entendimento anterior do STF, que, em 2003, havia declarado a inconstitucionalidade de dispositivo semelhante na Constituição de Rondônia, na ADI 132. De acordo com os ministros que seguiram a mudança — apenas o ministro Dias Toffoli ficou vencido —, a decisão marca uma evolução da jurisprudência do STF no sentido de prestigiar a autonomia dos estados-membros da federação.

A PGR sustentava que a inclusão da expressão “da classe mais elevada”, inscrita no artigo 6º da Lei 11.438, contrariava o artigo 144, parágrafo 4º, da Constituição Federal, segundo o qual as polícias civis devem ser dirigidas por “delegados de polícia de carreira”.

De acordo com a inicial, “a Constituição Federal não traz esta limitação, prevendo, apenas, que as polícias civis serão dirigidas por delegados de carreira”. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

ADI 3.062

conjur

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar