Início » Bacharel de direito é preso por atuar sem carteira da OAB

Bacharel de direito é preso por atuar sem carteira da OAB

por Editoria Delegados

Terminar a faculdade, passar no Exame da OAB e poder ser chamado de Advogado

 

90% daqueles que saem da faculdade de Direito fazem o Exame de Ordem, pois sem a carteira da OAB, pouco pode ser feito no universo jurídico. Mas se a aprovação não vem, a ansiedade pode se tornar incontrolável e o desejo de trabalhar pode ser maior do que a preocupação em exercer ilegalmente a profissão.

 

O problema então é ser flagrado! E isso aconteceu em Manaus, com um bacharel que não se contentou apenas em tocar suas causas na ‘surdina’. Ele literalmente publicizou que era um advogado. Acabou descoberto e o resultado: Xilindró

 

Bacharel de direito preso por atuar sem carteira da OAB

 

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/AM descobriu o caso após visitar o escritório do pretenso advogado, motivada por uma denúncia anônima. Ao constatar a irregularidade, acionou a polícia militar que efetuou a prisão.

 

O jovem bacharel foi autuado em flagrante por estelionato, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

 

Eis o preço a pagar: O provável fim do sonho de advogar. Ele dificilmente conseguirá a carteira. Mesmo que venha a ser aprovado futuramente no Exame da OAB.

 

Conheço a história de alguns bacharéis que não conseguem a aprovação e acabam desviando o foco, atuando como paralegal junto com amigos ou pretensos futuros sócios e dividem a obrigação de estudar com o trabalho na área. Possivelmente alguns acabam exercendo ilegalmente a profissão.

 

Essa falta de foco acaba postergando imensamente a aprovação!

 

Qual o tamanho do sacrifício que deve ser feito para conseguir a carteira da OAB?

 

Sim, eu sei que as pessoas precisam trabalhar, mas o sacrifício é concentrado em uma pequena parcela de tempo, alguns meses, e o foco total no objetivo, sem outras atividades envolvidas faz uma grande diferença no final.

 

A realidade, claro, cobra o seu tributo e nos impõe uma série de dificuldades para muitos, mas, mesmo assim, é preciso seguir o caminho da aprovação e dos estudos.

É uma pena que isto tenha acontecido…

 

Fonte: Portal Exame de Ordem

 

Esse caso me faz lembrar quando estava para tirar minha habilitação para dirigir. Muitos ‘amigos’ diziam para eu dirigir sem carteira, pois eu já sabia como fazer. Mas eu sempre fui daqueles adolescentes “certinhos” e dizia que se eu saísse, a polícia ia me pegar, e isso aconteceu com quase todos esses ‘amigos’ que só descobriram depois a real importância de estar habilitado. Não é diferente aqui. O Exame da OAB é fundamental para o exercício da profissão, e muitos bacharéis que bradam por aí pelo fim do exame, só descobrirão a real necessidade dele após a aprovação.

 

Se você tiver dúvidas e quiser trocar ideias comigo, meu email é [email protected].

 

Um abraço!

 

Sobre o autor:

Geison Paschoal
Advogado, fundador do R2P Advocacia Inteligente – www.r2p.adv.br – Especialista em Direito e Processo do Trabalho – Conselheiro do CCJA da OAB/BA – Ex-Presidente da OAB Jovem/RJ – 13ª Subseção

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

você pode gostar